Campanha de combate ao tabagismo conscientiza sobre os riscos à saúde

A Campanha Municipal Sem Tabaco, prevista para os dias 30 e 31 de maio, tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a população sobre os riscos à saúde decorrentes do uso do tabaco. A Gerência de Promoção da Saúde da Secretaria de Saúde de Manaus (Semsa) desenvolverá várias ações nos ambulatórios da rede de saúde do município, promovendo o início do tratamento ao fumante e atividades de conscientização a serem desenvolvidas por especialistas e técnicos em diferentes locais da cidade como o PAC da Compensa, Shopping Grande Circular, Feira do Bairro Santa Etelvina, Centros de Convivência do Idoso e escolas.

Nas atividades programadas estão previstas a realização de palestras, apresentações de vídeos, avaliação do dióxido de carbono, Teste de Fagerstron, rodas de conversa para gestantes, puérperas e nutrizes fumantes, além da entrega de material informativo e inscrição no Programa Municipal de Controle do Tabaco para usuários que desejam parar de fumar.

De acordo com a chefe do Núcleo de Promoção a Hábitos de Vida Saudável, Estefânia Freitas, é muito importante que a decisão de parar de fumar seja uma decisão do próprio fumante. “Muitas pessoas iniciam o tratamento em nossos ambulatórios por pressão de membros da família ou de amigos. Como não se determinaram em assumir a postura de parar de fazer uso do tabaco, desistem no meio do tratamento”, explicou.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, o tratamento aos fumantes é oferecido gratuitamente pela rede municipal de saúde, por meio dos 19 ambulatórios inaugurados na gestão do prefeito Artur Neto. “Eles foram implantados nas Unidades Básicas de Saúde da Semsa e contam com equipes multidisciplinares composta de psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas”, destacou.

 

Novo laboratório

A Gerência de Promoção à Saúde da Semsa, anunciou que, dentre as atividades programadas na Campanha Municipal Sem Tabaco 2016, está prevista a inauguração, com data a ser confirmada, de mais um Ambulatório de Tratamento e Controle do Tabagismo, desta vez na Policlínica Anna Barreto Pereira, situada na avenida Grande Circular, s/n – Monte Sião.

 

Tabagismo no Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo como a principal causa de morte evitável. O hábito de fumar mata mais de seis milhões de pessoas por ano em todo o mundo. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o número de fumantes com mais de 18 anos alcança 11,3% da população total.

São mais de 40 doenças relacionadas ao tabagismo, que diminuem o tempo de vida dos homens em dez anos e, para as mulheres, esse número aumenta para 14 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *