Campanha contra Poliomielite começa neste sábado

05/06/13 – A partir desse sábado (08), começa em todo o país a campanha anual de vacinação contra a doença, realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com Estados e municípios.

O titular da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (Susam), médico Wilson Alecrim, reforça a recomendação para que pais e responsáveis não deixem de levar as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, para receber a dose de reforço da vacina. “Uma grande estrutura de atendimento estará funcionando, na capital e no interior do Estado, para vacinar as crianças. Quanto maior o número de crianças imunizadas, mais o país estará protegido contra uma possível reintrodução do vírus da Poliomielite”, ressalta Alecrim.

Programada para acontecer, em todo o País, no período de 8 a 21 de junho, no Amazonas, a campanha tem a meta de levar a dose de reforço da vacina contra a Pólio a 328,6 mil crianças, em todo o Estado.

Esse número corresponde a 95% da população estimada na faixa etária que é público-alvo da campanha, conforme a meta de cobertura vacinal pactuada pelo Ministério da Saúde, com Estados e municípios.

Alecrim explica que, no sábado, além das unidades de saúde da rede pública, que estarão funcionando das 8h às 17h, as prefeituras estarão disponibilizando a vacina em outros pontos estratégicos, como escolas, igrejas, centros comerciais, entre outras áreas de grande circulação de pessoas.

A estimativa da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) que coordena a campanha no Amazonas, é de que aproximadamente 1,5 mil pontos de vacinação estarão atendendo nesse dia. “O objetivo é facilitar o acesso das crianças à imunização”, diz Wilson Alecrim.

A partir de segunda-feira (10), a campanha passa a se desenvolver prioritariamente nas Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura e nos Centros de Atenção Integral à Saúde da Criança (CAICs) do Governo do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *