Zona Leste: caminhada de alerta reúne mil pessoas, na abertura da “Semana Estadual de Prevenção Contra as Drogas”

antidroga6
A caminhada mobilizou moradores, sociedade civil, poder público e estudantes do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Elisa Bessa Freire, situado no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. Com faixas e cartazes, os jovens chamaram a atenção da sociedade para o perigo das drogas e a prevenção e o combate ao uso de entorpecentes. A ação, que distribuiu panfletos e cartilhas educativas, marcou o início da “Semana Estadual de Prevenção Contra as Drogas”.

De acordo com o secretário executivo de Estado da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, José Nildo Gaspar de Melo, a caminhada marcou de forma positiva o início da Semana Estadual de Prevenção e Combate às Drogas e serviu como ato de alerta as pessoas sobre os perigos sociais e à saúde que o uso acarreta.
antidroga7
“Essa caminhada foi em parceria com a comunidade e serviu não só para informar, mas, também, para incluir os moradores no processo de combate às drogas. Ao longo da caminhada, constatamos a participação de vários moradores que se juntaram a nós no percurso. Todos contra às drogas é o que queremos”.

antidroga3
Panfletos e cartilhas educativas foram entregues para quem estava passando pelo local. “É interessante esse tipo de passeata porque é pacífica e informa a sociedade sobre essa questão das drogas que está acabando com a vida de muitos jovens”, disse o comerciante, Vivaldo Antonio, morador da região.

Atualmente, a zona Leste de Manaus é uma das regiões mais violentas da cidade, com média de ao menos sete homicídios registrados a cada semana. Quase 100% das mortes estão relacionadas ao tráfico de drogas.

O estudante do 9º ano, Marcos Vinícius, de 14 anos, disse que a ação é importante para mostrar ao jovem que o caminho das drogas pode trazer consequências sérias à vida do usuário e que muitos são atraídos, também, por falta de informação. “Dialogar e informar para o jovem o que é certo e o que é errado ainda é necessário. A partir daí ele pode fazer uma escolha e estar consciente de que as drogas podem acabar com a vida dele e da família”.

Para o técnico da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA) e especialista em álcool e drogas Jailson Barbosa, é importante diferenciar o vício do usuário de suas causas e efeitos.

Um bom exemplo no combate e prevenção às drogas são os projetos sociais ligados ao esporte, como o criado pelo autônomo Domingos Lopes, que há mais de 15 anos mantém uma escolinha de futebol. Segundo ele, o ‘Flamenguinho’ mantém as crianças na prática do esporte e as afasta do mundo das drogas.

Aluno da escolinha de futebol ‘Flamenguinho’, quando criança, Jailson Dantas é hoje policial militar e é um guardião da sociedade na prevenção e combate ao tráfico de entorpecentes.

Iniciada nesta segunda-feira (22) e promovida pelo Governo do Estado, a Semana Estadual de Prevenção às Drogas segue até o próxima sexta-feira (26).

Toda a programação será realizada no bairro Jorge Teixeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *