18/04/13 – O Plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou a criação de Pipódromos na cidade em sessão realizada na quarta-feira (17). Projeto de autoria do vereador Gilmar Nascimento, a proposta estabelece o surgimento de espaços, geridos pelo executivo municipal, propícios para soltar pipas e papagaios, sem causar acidentes, em todas as zonas da capital amazonense.
O projeto de lei indica ainda que, além da criação do Pipódromo, a Prefeitura de Manaus deverá ser responsável por realizar a divulgação e orientação sobre os perigos de acidentes causados pelas linhas de cerol, além de estimular atividades que promovam a prática de empinar pipas e papagaios.
A proposta para a criação do Pipódromo tinha recebido veto total tanto da Prefeitura de Manaus quanto da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM. Segundo os dois órgãos, o projeto de lei ultrapassa o poder do Legislativo, já que, pela Lei Orgânica do Município (Loman), somente o prefeito pode propor leis sobre a criação, estruturação e atribuições dos órgãos da administração direta, indireta e fundacional do município.
Entre os vereadores que votaram a favor da criação do projeto na sessão da CMM estão Francisco da Jornada (PDT), Mitoso (PSD), Isaac Tayah (PSD), Arlindo Júnior (PPL), Professor Samuel (PPS), Marcel Alexandre (PMDB), Roberto Sabino (PRTB), Rozenha (PSDB), Carlos Alberto (PRB), Everaldo Farias (PV), Waldemir José (PT) e Amauri Colares (PSC). A previsão é que, caso a Prefeitura não recorra, a promulgação do projeto de lei seja feito na próxima semana.