Brigadistas voluntários vão prevenir incêndios em áreas de preservação ambiental, na BR 319, durante o verão

11/06/13 – Prevenir incêndios, durante o verão amazônico, nas áreas de preservação ambiental próximas à BR-319. É o objetivo do Programa Brigadas em Ação, cujas ações começaram nesta terça-feira (11), visando formar brigadas voluntárias no Interior do Amazonas.

A iniciativa é do do Governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), com o apoio do Núcleo de Socioeconomia da Universidade Federal do Amazonas – NUSEC/UFAM e o Centro Estadual de Mudanças Climáticas – CECLIMA.

A proposta de trabalho consiste na formação de sete brigadas, com 10 brigadistas cada, e disponibilização de equipamentos de combate a incêndios, nos municípios Manicoré, Novo Aripuanã, Humaitá, Canutama, Tapauá e Careiro Castanho, que têm ligação com a BR-319.

O Corpo de Bombeiros vai disponibilizar dois instrutores para a formação dos brigadistas. O Capitão dos Bombeiros J. Wilson, que irá coordenar as instruções, explicou que o objetivo do Programa Brigadas em Ação é fazer a prevenção de incêndios, durante o período mais quente do ano.

“Com a chegada do verão amazônico, a tendência é o aumento de queimadas em áreas de vegetação seca, florestal e urbana, e o Governo, preocupado com essa situação, já está trabalhando na prevenção junto aos moradores dessas áreas, formando brigadistas”.

Os novos brigadistas vão passar por treinamentos de combate a incêndio florestal, com aulas teóricas e práticas. O primeiro município a receber o Programa Brigadas em Ação será Manicoré (distante 390 Km de Manaus).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *