BR-319: Dnit aguarda licenciamento ambiental para dar início às obras de pavimentação e substituição de pontes no Amazonas

Impactos econômicos das obras da BR-319 nos estados do Norte foram discutidos em Audiência Pública

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) participou, na última quarta-feira (24), de uma audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados para debater os impactos econômicos das obras da BR-319/AM, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). Na pauta, a importância da promoção de melhorias na rodovia para a economia e a mobilidade nos estados da Região Norte do país.

Durante o encontro, o diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme de Mello, informou que a autarquia está empenhada em projetos de melhoria para a rodovia, mas que aguarda o licenciamento ambiental dos órgãos competentes para dar início às obras que, além de pavimentar o Trecho do Meio – do km 250 ao km 655,70 -, também vai substituir todas as pontes de madeira por estruturas de concreto e fazer a instalação de diversas passagens de fauna, para minimizar os riscos de atropelamento de animais silvestres.

“Nós já obtivemos a licença ambiental prévia. Isso significa que, ambientalmente, o empreendimento é viável. Agora estamos realizando estudos complementares para que o Ibama nos dê a licença de instalação, para darmos início às obras. O DNIT está fazendo todos os esforços necessários para a pavimentação da BR-319/AM”, disse.

A importância da ação é indiscutível, diz o diretor, não apenas para melhorar a ligação entre as capitais amazonense e roraimense, mas também para preservar a vegetação local, que sofre com a rotina de manutenção permanente da estrada, necessária para mantê-la transitável, mesmo no período das chuvas. É importante destacar que, graças ao trabalho realizado pelo DNIT, nos últimos 12 meses, não houve nenhuma interdição na rodovia.

Questionado sobre as obras de reconstrução das pontes sobre os rios de Autaz-Mirim e Curuçá, localizadas entre o município de Castanho e o porto da cidade de Careiro da Várzea, que colapsaram no fim de 2022, Mello informou que equipes do DNIT estiveram no início do mês vistoriando as obras, que tiveram uma celeridade maior nos últimos dias. “Estamos fazendo tudo com a cautela necessária para evitar que outros acidentes aconteçam”, disse.

Também participaram da audiência Paloma Campos do Nascimento, coordenadora geral de Licenciamento Ambiental e Assuntos Territoriais do Ministério dos Transportes; Igor Bahia Costa, coordenador-geral de Desenvolvimento Regional da Suframa; Lúcio Flávio Morais de Oliveira, presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM); Philip Fearnside, cientista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI); Marcos Antonio Bento, presidente da Abraciclo; e os deputados federais Sidney Leite (PSD-AM), Cristiane Lopes (União-RO) e Coronel Chrisóstomo (PL-RO).

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