Botija do gás de cozinha já é cobrada com reajuste de 8,9% nesta terça-feira

Entrou em vigor à zero hora desta terça-feira (5/12), o reajuste de 8,9%, em média, do gás de cozinha vendido em botijões de até 13 kg. O novo valor nas refinarias foi anunciado pela Petrobras nessa segunda-feira (04). No sábado, a Companhia também anunciou um aumento médio de 6,3% para o GLP vendido para fins industrial e comercial.

De acordo com a Petrobras, o reajuste para o gás de cozinha foi causado principalmente pela alta das cotações nos mercados internacionais, que acompanharam a alta do Brent, um tipo de óleo de referência no mercado mundial.

O reajuste nas refinarias será repassado para os consumidores finais nas revendas e deve depender de eventuais repasses por parte das distribuidoras. Segundo a Petrobras, se esse reajuste nas refinarias for integralmente repassado ao consumidor, o preço do botijão de GLP P-13 pode ser, em média de 4,0% ou cerca de R$ 2,53 por botijão.

O último reajuste do gás de cozinha foi em 5 de novembro. A alteração atual não se aplica ao GLP destinado a uso industrial/comercial, cujos preços já foram reajustados no último sábado.

Com o novo reajuste de preços do GLP residencial, os preços da companhia estão se aproximando das cotações internacionais.

A estimativa é de que, em Manaus alguns revendedores passem a cobrar o botijão a até R$ 70, oo. Este é o sétimo reajuste este ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *