‘Boca de urna’ da DMP/Rede Tiradentes aponta reeleição do prefeito Artur Neto

20161030_173315

 

 

A pesquisa Boca de Urna realizada pelo Instituto DMP/REDE TIRADENTES foi divulgada às 17h em ponto, deste domingo (30). A pesquisa aponta vitória de Artur Neto (PSDB), que se reelege neste segundo turno.

 

De acordo com a boca de urna DMP/ Rede Tiradentes, Artur Neto tem 56,5% e Marcelo recebe 43,5% dos votos.

 

Faltando apenas poucas urnas para serem apuradas, na Arena 45, o clima já é de festa.

 

Em relação à última pesquisa divulgada na sexta-feira (28), os números se aproximam, com diferença de poucos décimos, em que apontava 54,5% dos votos para Artur Neto, contra 45,5% dos votos para Marcelo Ramos. Veja a imagem abaixo

 

ultima-pesquisa-dmp-max-e-min-1024x776

 

Considerando a margem de erro (3,0%), para cima, Artur poderá chegar até as 59,5%. Se a margem de erro projetar uma descida, Artur poderá chegar no mínimo a 53,5%.

 

O resultado do segundo turno em Manaus está tendo a divulgação mais rápida dos últimos anos. Os principais fatores foi a votação mais rápida, propiciada pela biometria e pela tecnologia a serviço da internet, salvo alguns imprevistos enfrentados pelo eleitor neste dia de pleito.

 

Artur ampliou sua vantagem nas zonas que dominava (Centro Oeste, Oeste, Sul e Centro Sul) e ultrapassou o adversário nas zonas onde perdia (leste e norte).

 

A eleição municipal de 2016 sofreu um forte fator externo. A operação Maus Caminhos, desencadeada pela Polícia Federal, no combate a corrupção dentro da Secretaria de Saúde do Estado, foi um fator importante que impediu o crescimento de Marcelo Ramos.

 

Embora não tendo nenhum vínculo com o governo do estado, Marcelo Ramos foi associado a roubalheira na SUSAM pelo adversário e não soube se descolar da Maus Caminhos. Artur usou o tema como um mantra e repetiu em todos os espaços que dispunha para falar: nos debates, na propaganda política e nas entrevistas. A comunicação de Marcelo Ramos não foi eficiente para repelir o tema tão indigesto para a sociedade.

 

Pesou também a favor de Artur, o uso escancarado da máquina. Nunca se viu tantas máquinas trabalhando e asfalto sendo derramado em Manaus, como nos últimos 30 dias.

 

Em Manaus, a equipe de ‘boca de urna’ do Instituto DMP/Rede Tiradentes teve movimentação intensa, nas proximidades das zonas eleitorais, ouvindo o eleitor logo após o voto, para apontar a tendência da votação.

 

A pesquisa foi contratada pela DMP DESIGN MARKETING E PROPAGANDA LTDA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *