Biometria – TRE-AM registra 800 mil cadastrados. Prazo termina no dia 28 de fevereiro

A Justiça Eleitoral do Amazonas celebrou mais uma importante conquista: foram 800 mil eleitores recadastrados biometricamente, contabilizados até a primeira quinzena de 2016.

A biometria iniciou, oficialmente, no dia 03 de novembro de 2014. Porém, bem antes, o TRE-AM já vinha realizando alguns experimentos, no sentido de adequar o Estado à nova metodologia de votação. Foi a partir daí que, pioneiramente, foram identificados pela biometria os eleitores da Região Metropolitana de Manaus.

biometria_1_1

A jornada não tem sido nada fácil. São diversos colaboradores espalhados nos 10 postos de atendimento, nas mais diversas regiões da cidade, trabalhando dia e noite, ininterruptamente, para garantir que, nas eleições deste ano, todos os eleitores de Manaus estejam aptos a votar pelo reconhecimento da digital.

A meta da direção do Tribunal – que tem como presidente a desembargadora Socorro Guedes Moura e vice-presidente e corregedor o desembargador João Mauro Bessa – é bastante ousada. Somos 1.247.000 eleitores, dos quais  800 mil já foram recadastrados. Portanto, ainda restam  447 mil eleitores que precisam se antecipar, sob o risco de não haver mais vagas disponíveis às vésperas do dia 26 de fevereiro, data final do recadastramento.

Agradecemos à população por entender a importância da biometria, sobretudo, pelo comparecimento, demonstrando assim o civismo tão peculiar do cidadão manauara. Externamos, também, os agradecimentos a todos os nossos colaboradores, sem os quais a biometria seria apenas um sonho inalcançável.

Conheça o processo

* A biometria em Manaus começou, oficialmente, no dia 03 de novembro de 2015 e segue até o dia 26 de fevereiro deste ano. Nesta etapa, junto com Manaus, estão sendo recadastrados os eleitores de Autazes e Careiro Castanho;

* O recadastramento biométrico é OBRIGATÓRIO para todos os eleitores dessas três cidades;

* Para o processo, é indispensável o agendamento pelo site do TRE-AM: www.tre-am.jus.br;

* No dia e hora agendados, o eleitor deve apresentar: RG, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e o título eleitoral (se tiver);

* Quem não fizer o recadastramento terá o título eleitoral cancelado e não poderá votar nas próximas eleições. Quem não votar nem justificar ficará sem quitação eleitoral e impedido de obter empréstimos, de tirar passaporte ou identidade, de tomar posse em cargo público, de realizar matrícula em estabelecimento de ensino fiscalizado pelo governo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *