Benefícios do tomate: licopeno é nutriente antioxidante

tomate

O tomate é quase básico. O alimento é um ingrediente indispensável em saladas, sanduíches, pratos quentes e, claro, no tradicional molho de tomate. Esse fruto, além de saboroso, é também um alimento funcional, ou seja, tem até certificado científico garantindo que suas propriedades são eficazes na prevenção de doenças. Segundo a especialista em gastronomia saudável, funcional e orgânica Luana Budel, entre suas distinções, a principal é a presença do licopeno.

Tomate faz bem à saúde

  • Oferece boas quantidades de vitamina A, C e do complexo B;
  • É fonte de minerais como sódio, magnésio e potássio, fundamentais no equilíbrio do metabolismo;
  • É rico em fibras, auxiliando no bom funcionamento do intestino;
  • É fonte de licopeno e protege o corpo de doenças cancerígenas.

Semente de tomate faz mal?

O consumo da semente do tomate não apresenta nenhum tipo de dano à saúde, ao contrário do que se pensa muitas vezes. A única restrição é para indivíduos que sofrem de diverticulite, pois os grãozinhos podem acabar se acumulando nas dobras do intestino. Segundo Budel, os tomates devem ser sempre consumidos maduros e na versão orgânica, pois, junto com a batata, são os campões na quantidade de agrotóxico utilizada durante o cultivo.

Licopeno

Esse nutriente já é bastante conhecido, e toda a fama não é em vão. Isso se deve, principalmente, ao grande poder do nutriente em proteger o coração e todo o organismo de doenças cardiovasculares, assim como das doenças degenerativas e do envelhecimento precoce. Para que possamos usufruir dos benefícios do licopeno, esse poderoso nutriente antioxidante, devemos consumir o tomate em torno de duas vezes na semana e, principalmente, cozido ou na forma de molho, recomenda a especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *