Beneficiários do Bolsa Família são convocados para acompanhamento obrigatório

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), convoca os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) para o acompanhamento obrigatório do primeiro semestre de 2016, que se encerra no dia 30 de junho. Crianças de até sete anos, gestantes e demais mulheres, entre 14 e 44 anos, inscritas no Programa devem comparecer, obrigatoriamente, a uma Unidade Básica de Saúde (UBS). O não comparecimento pode gerar o cancelamento do benefício.

A coordenadora das ações de Saúde Nutricional da Semsa, Tânia Batista, informa que existem 120.706 famílias cadastradas no Bolsa Família, em Manaus. A meta é atender 96.565 mil famílias até 30 de junho, que corresponde a 80% do total. Até o momento, 40.329 atendimentos já foram realizados. Dos públicos atendidos pelo programa, 62% de famílias indígenas e 71% de quilombolas já fizeram o acompanhamento obrigatório enquanto apenas 28% já cumpriram esta etapa.

No caso das gestantes, a coordenadora reforça a importância do comparecimento para garantir o direito ao ‘Benefício Variável Gestante’. “Esse benefício é voltado para auxiliar a participação da grávida nas consultas de pré-natal. É pago em nove parcelas de R$ 32,00, que correspondem ao período da gestação”, esclareceu, acrescentando que depois que o bebê nasce a mãe passa a receber o ‘Benefício Variável Nutriz’, com o mesmo valor, durante seis meses para garantir o aleitamento materno exclusivo.

Para o atendimento na UBS é necessário levar o cartão Bolsa Família, cadernetas de vacina e da gestante, se for o caso. No local será  monitorado o desenvolvimento da criança com atualização de vacinas, se necessário, orientações sobre planejamento reprodutivo e inserção em programas de promoção à saúde. A coleta anual de dados é realizada desde 2006 e possibilita a elaboração de evidências científicas e que comprovam a importância do acompanhamento das condicionalidades na prevenção e na promoção da Saúde.

 

Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa nacional que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, com renda per capita de até R$ 154 mensais.

Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal Saúde (Semsa) 92 3236-8315

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *