Banco de Leite do Amazonas será ampliado e interior do estado também será beneficiado com o serviço

Atualmente a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) oferece 17 postos de Banco de leite humano, e ainda este ano o número dever ser ampliado para  22. De acordo com a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Katherine Benevides, cinco novos postos serão abertos. Um em Presidente Figueiredo, um Itacoatiara e três em Manaus.

Banco de Leite de Votuporanga está com estoque baixo (Foto: Divulgação/Prefeitura Votuporanga)

A Susam atua com três Bancos de Leite: BLH do Amazonas, vinculado à Maternidade Ana Braga; Fezinha Anzoategui, vinculado ao Instituto da Mulher Dona Lindu; e Galileia, vinculado à Maternidade Azilda Marreiro. Juntos os bancos possuem 17 postos de coletas associados, sendo 15 em Manaus, um no município de Borba e outro em Manicoré. Os postos conseguem atender a demanda do Estado, mas ela alerta que as doações precisam ser contínuas. Por isso, diz ela, é importante aumentar a oferta do serviço. No ano passado, os três Bancos de Leite conseguiram, juntos, coletar e processar quase três mil litros de leite humano, beneficiando mais de 11.628 mil crianças.

Katherine solicita às mulheres em fase de amamentação e queiram colaborar com os bancos de leite, que não precisam se deslocar até os postos de coleta, só basta entrar em contato com os Bancos de Leite. Uma técnica do serviço fará uma visita à mãe, para orientá-la sobre o procedimento correto para retirar e guardar o leite, até que o carro de coleta passe para pegar o produto. O  leite materno previne infecções, alergias e é fundamental para bebês, especialmente aqueles que nascem prematuros.

Além do leite, o serviço também necessita de doações de frascos para serem utilizados como depósito, no processo de coleta e armazenamento do produto, disponibilizado às maternidades. Os recipientes devem ser de vidro transparente com tampa plástica, como por exemplo, embalagens de café solúvel.

No caso do Banco de Leite da Ana Braga, o contato pode ser feito pelos telefones 3647-4234 e 3647-4235, no horário de 7h às 18h, de segunda a sexta-feira.  Os contatos com o Banco de Leite da Galileia podem ser feitos pelo telefone 3643-5523, 3643-5500 ou 98807-7973, de segunda a sábado, também de 7h às 18h. O Banco de Leite Fezinha Anzoategui atende pelo número 3643-8146, de segunda a domingo, de 7h às 18h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *