Bancada do AM reúne com ministro da Casa Civil e consegue prorrogar Consulta Pública que pode tirar milhares de empregos da Zona Franca de Manaus

A bancada federal do Amazonas formada pelos deputados e senadores se reuniu na tarde desta terça-feira (16) com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, para tratar de temas como a Zona Franca de Manaus e a BR319.

 

O líder da bancada presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Omar Aziz (PSD), destaca que o primeiro passo foi prorrogar a Consulta Pública que pode tirar empregos do Pólo Industrial de Manaus.

“Pedimos ao ministro que para que essa consulta fosse adiada por mais 30 dias. A consulta já tem seis dias.”

Omar destaca que o governo federal está tratando de pontos diferentes do que a bancada propôs.

“O que nós estamos tratando é de pontuação e não tributação e o que a Organização Mundial do Comércio (OMC) fala é sobre tributação, IPI, mas eles estão usando esse argumento nesse primeiro momento, pra tentar mascarar um acordo com a Organização OMC. O que nós não podemos é permitir que essa pontuação tire a nossa competitividade, e com isso a gente perca mais de 25 mil empregos diretos.”

A bancada aproveitou a oportunidade para debater, também, sobre a recuperação da BR 319.

“O ministério está encaminhando uma Medida Provisória (MP) que facilita a construção das obras, não só da BR; licenciamento e uma série de outros problemas burocráticos que existem p’ra fazer a BR 319; em relação ao porto de Manaus, foi colocado. Nós temos em torno de 2 milhões de passageiros/ano no Estado do Amazonas e a gente não tem um porto público de transporte de cargas e passageiros. Fizemos esse pedido, esse projeto está no DNIT; a construção de 7 novos aeroportos para o Amazonas.”

O ministro Onyx Lorenzoni afirmou que todos os pontos apresentados serão solucionados em sua ordem de prioridade.

“Nós vamos, agora, trabalhar dentro do governo com as solicitações; marcamos para, já na próxima semana, trazer as primeiras respostas e, na sequência, nós deveremos, até o final deste mês, já ter uma série de soluções para esses problemas que foram apresentados aqui.”

Mas destacou que não será fácil, pois todos os temas envolvem vários ministérios.

“São vários os ministérios envolvidos e é evidente que o governo vai se debruçar sobre essas questões, porque aí mexe com a questão econômica, com a conexão, com o transporte aéreo, com uma melhor condição de recebimento da navegação no Interior do Amazonas e em Manaus.”

A próxima reunião da bancada está pré-agendada para terça feira da próxima semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *