Prevenção ao suicídio é discutida nas escolas de Manaus

Mais de 40 estudantes de Manaus discutiram, nesta quarta-feira (26), o tema “Baleia Azul: foco suicídio”. O encontro, realizado pela a Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), foi na Escola Estadual Farias Brito, no Centro de Manaus, e deu continuidade ao trabalho de sensibilização em escolas sobre a importância do diálogo na prevenção ao suicídio.

 

O trabalho foi coordenado pela Gerência da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS/Manaus) e já havia sido realizado na Escola Estadual Luizinha Nascimento, bairro Praça 14 de Janeiro, e na Escola Municipal Padre Puga, bairro Japiim, ambas na zona Sul.

A atividade de esclarecimento vem sendo executada pelo Distrito de Saúde Sul (Disa Sul) como parte das ações de fortalecimento da promoção da Saúde Mental na Atenção Básica e das atividades do Programa Saúde na Escola (PSE).

O secretário municipal da Saúde, Marcelo Magaldi, explicou que o objetivo das ações educativas é promover uma reflexão em Saúde Mental entre os estudantes, destacando a importância do diálogo, e também divulgar os serviços na rede municipal de saúde que estão disponíveis para atender a população.

De acordo com a gerente da Rede de Atenção Psicossocial da Semsa, Efthimia Haidos, a temática, com ênfase no suicídio, é um tema relevante que precisa ser discutido entre os adolescentes.

“É importante que os pais e educadores fiquem atentos e que o diálogo esteja presente nas famílias e nas escolas.”

De acordo com a técnica responsável pelas ações de Saúde Mental no Disa Sul, enfermeira Ana Maria Jezini, as ações foram elaboradas considerando a repercussão do jogo da Baleia Azul, disputado pelas redes sociais e que propõe desafios macabros aos adolescentes, como bater fotos assistindo a filmes de terror, automutilar-se, ficar doente e, na etapa final, cometer suicídio.

A palestra na Escola Estadual Farias Brito, vinculada ao Programa Saúde na Escola por meio da Unidade Básica de Saúde da Família – Sul 12,  contou com a participação de 45 estudantes.

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