Balanço sobre fiscalização da Black Friday aponta irregularidades em quase 50 lojas, em Manaus

107049_697x437_crop_55cd2ffe9913e

De um total de 935 lojas visitadas, em 47 foram encontradas irregularidades. O balanço da ação fiscalizadora realizada pelo órgão no período de 17 a 25 de novembro em 10 shoppings de Manaus, foi apresentado nesta terça-feira (6), pela Secretaria Executiva de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon Amazonas).

De acordo com a Secretaria, a ação teve caráter preventivo e de orientação, durante o período da promoção conhecida como Black Friday.

Segundo a secretária executiva de Estado do Procon Amazonas, Rosely Fernandes, as maiores infrações constatadas pelas equipes de fiscais do órgão foram em relação à ausência de precificação de produtos, que é quando os preços não estão expostos. A dirigente do Procon comentou que esta prática causou surpresa, porque foi verificada principalmente em grandes lojas de departamentos. “Nos causou estranheza constatar tal fato, já que o Código de Defesa do Consumidor já existe há 26 anos e é inadmissível, ainda mais para lojas de grandes departamentos, colocarem na vitrine produtos sem preço”, disse Fernandes.

Outra situação constatada pelos fiscais foi a de lojas que afixavam os dizeres “Black Friday” de forma genérica nas vitrines fazendo com que o consumidor pensasse que todos os produtos da loja estavam na promoção, quando muitas vezes apenas alguns itens faziam parte dela. Segundo a secretária do Procon, ao contrário do que houve em 2015, a adesão de lojistas à Black Friday deste ano foi mais tímida, conforme avaliação da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM).  Entre os fatores apontados estão a greve da Receita Federal e a crise na economia brasileira.

As lojas que foram autuadas serão notificadas para apresentarem suas defesas cujo prazo é de até 10 dias a contar da data em que as notificações forem recebidas. Os valores das multas variam entre R$ 200 a R$ 3 milhões. O valor pago pelas lojas varia conforme o contrato social da empresa, infração, reincidência e do que a lei de defesa do consumidor dispõe.

Em relação a compras feitas pela Internet, o Procon Amazonas registrou dois casos de maquiagem de produtos em sites de vendas que também foram autuados.

O Procon Amazonas está localizado à avenida André Araújo, Nº. 1500, bairro Aleixo, zona Sul de Manaus. O horário de funcionamento do órgão é de segunda a sexta, das 8h às 14h. Os telefones de contato são: 3215-4010/4009 e 0800 092 1512.  O email para contato é o [email protected].br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *