Avenida Brasil, em Manaus, terá pista exclusiva para ciclistas

09/07/13 – A Avenida Brasil, via de ligação entre as zonas oeste e sul de Manaus ganhará uma ciclovia para atender uma média de 96 ciclistas que passam pela via a cada hora. O número é de uma pesquisa realizada em 5 de junho. A informação é do diretor-presidente do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita.

O estudo é do Implurb, grupo “Pedala Manaus” e integrantes da Empresa Jr. do Uninorte Laureate.

Os dados apontam que em 12 horas, passam pela Avenida Brasil 1.151 ciclistas – média de 96 por hora. A pesquisa ocorreu também na Avenida André Araújo, na zona centro-sul de Manaus.

O estudo é do Implurb, grupo “Pedala Manaus” e integrantes da Empresa Jr. do Uninorte Laureate.

 O resultado da pesquisa servirá para o Implurb instalar a Ciclovia Boulevard-Ponta Negra, que prevê 14,6 quilômetros para uso de bicicletas, cruzando a Avenida Brasil.

O projeto para a implantação da ciclovia está em fase final de ajustes para ser incluída em um dos lotes de obras que serão licitadas nos próximos meses pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). “Nossa prioridade é com todos os modais do transporte público ao pedestre. Temos a Nova Djalma Batista, que terá calçadas universais para o pedestre, e a Ciclovia Boulevard-Ponta Negra, que atenderá aos ciclistas. A ciclovia está sendo produzida porque olhamos para as plataformas da cidade e dentro da estrutura delas vamos adaptando o que podemos, para dar mobilidade urbana à capital”, explicou Moita.

Os resultados da campanha estão a necessidade de campanhas educativas de segurança no trânsito. “Poucos usam capacete e respeitam as leis de trânsito, porque pedalam na contramão. E o número de mulheres pedalando é muito baixo, em razão da falta de segurança. Os homens são mais ousados”, disse uma das coordenadoras do Pedala Manaus, Simone Russo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *