Astronauta Brasileiro e futuro ministro de Ciência e Tecnologia dá palestra no Amazonas. Marcos Pontes ministrou temática motivacional no IFAM.

MP-58.jpg

Marcos Cesar Pontes é tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente na reserva. Foi o primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço, na missão batizada “Missão Centenário”, em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

Formou-se no Colégio Liceu Noroeste, em Bauru – São Paulo, em 1980. Em 1984, recebeu o bacharelado em tecnologia aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo. Em 1989, iniciou o curso de engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo, recebendo o título de engenheiro em 1993. Em 1998, obteve o mestrado em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, em Monterrey – Califórnia. Possui ainda bacharelado em administração pública pela Academia da Força Aérea (AFA), em  Pirassununga.

Durante 2 horas e meia, o público acompanhou atentamente a apresentação de Pontes, que falou à comunidade acadêmica e público externo lotando os três auditórios do Campus Manaus Centro, prestigiando a IV Semana de Construção Civil, evento realizado e coordenado pelo Departamento Acadêmico de Infraestrutura (DAINFRA). Durante sua apresentação, o futuro ministro narrou toda sua trajetória, sempre trazendo uma mensagem de otimismo e perseverança.

Antes da apresentação, Marcos Pontes conversou com o Reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco. Eles falaram dos desafios e das especificidades que o IFAM enfrenta em um estado de dimensões continentais. O futuro ministro mostrou ter amplo conhecimento das dimensões e aspectos do Amazonas, pois já desenvolveu diversas atividades no estado.

O Reitor do IFAM falou sobre os aspectos relacionados ao fomento da pesquisa da extensão e inovação no IFAM. Falou ainda sobre os incentivos a servidores, docentes e técnicos administrativos que atuam nas áreas da pesquisa, da extensão, e inovação voltadas ao desenvolvimento industrial, já que Manaus é um dos polos nacionais de desenvolvimento industrial e o futuro ministro é o embaixador da ONU para o desenvolvimento industrial. O Reitor aproveitou para falar sobre o incentivo aos servidores que atuam no Interior do Estado e nas regiões de fronteira.

Ao final da palestra, o futuro ministro participou uma seção de autógrafos e tirou fotos com todos os participantes do evento, numa demonstração de grandeza e humildade.

Em relação ao convite para ser o futuro ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes comentou: “tenho dedicado minha vida à pátria, e essa é mais uma oportunidade para que eu possa cumprir minha missão de servir ao meu país”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *