12/04/13 – A entrevista coletiva sobre o balanço dos 100 dias de gestão foi realizada Centro de Atenção Integrada ao Autista Amigo Ruy, localizado no bairro Alvorada II, zona Oeste de Manaus. O prefeito Artur Neto começou destacando a economia financeira feita pelo município nos últimos meses e os investimentos para o futuro.
Artur falou sobre avanços na área da saúde, com a entrega de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em diversas zonas da cidade. Segundo o prefeito, a meta é entregar mais 20 unidades até o fim do ano.
Na área da educação, o prefeito destacou a entrega de três novas creches e a implantação do Programa Bolsa Idiomas.
O prefeito também anunciou mudanças na administração dele, com a criação de três novas secretarias: O setor de habitação, que hoje pertence à Secretaria Municipal da Infra estrutura (Seminf), será desvinculado para atuar em uma secretaria especializada, e uma terceira secretaria também será criada, para cuidar de assuntos relacionados às mulheres.
Outra mudança confirmada pelo prefeito é o desmembramento do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), que será desligado da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), e atuará como na gestão do prefeito anterior, com dois comandos distintos.
O Prefeito Artur Neto voltou a falar sobre a Manaus Ambiental e defendeu o rompimento do contrato com a concessionária. Disse que apenas aguarda uma solução que dê segurança jurídica para fazer a quebra do contrato.
Sobre o transporte público da cidade, o prefeito confirmou que, em abril de 2014, deve fazer uma nova reavaliação da tarifa de ônibus. Segundo o prefeito, apesar de ser ano político, se for necessário aumentar o preço, o valor será reajustado.
No Centro da cidade, a expectativa é de que, até o final deste ano, seja construído pelo menos um mini-shopping para abrigar os vendedores ambulantes que atuam na área central da capital, além da implantação do programa de restauração dos prédios históricos principais do Centro de Manaus.