Artefatos tecnológicos do Google são confundidos com OVNIS ‘nos céus’ de Manaus

Balões do Projeto Loon, do Google – que flutuam ao redor da Terra e possibilitam levar internet até locais remotos – chamaram a atenção e deixaram muitos manauenses preocupados, aos cruzarem os céus da cidade, na tarde desta quinta-feira (27).

As imagens foram divulgadas e compartilhadas nas redes sociais, principalmente no WhatsAPP, e acabaram suscitando várias teorias, inclusive a de ONVNIS (Objetos Voadores Não Identificados).

O objetivo com o Projeto Loon é permitir acesso à Internet em áreas rurais, remotas e sub-atendidas do mundo, explicam os técnicos do Google.

No final da tarde, foi divulgado que um desses artefatos tecnológicos caiu em uma comunidade do Interior do Amazonas. O balão caiu no município de Autazes, a 113 quilômetros da capital, na Região Metropolitana de Manaus. Ninguém ficou ferido.

Por meio de nota, a assessoria do Google informou que pessoal especializado foi enviado ao local para remover o balão.

Ainda segundo o Google, a empresa entrou em contato com as autoridades que controlam o tráfego aéreo no Estado para gerenciar a descida segura e lenta do balão em uma remota da cidade, próximo à Comunidade Pauru.

Projeto Loon

O Loon é uma tecnologia experimental de acesso à internet por meio de balões que voam carregados pelo vento em uma altitude duas vezes maior àquela em que operam os aviões comerciais. Os balões podem enviar sinais de acesso à internet para o solo a uma velocidade similar ou até maior à das redes 3G atuais.

Estações no solo se conectam à infraestrutura local de internet e enviam sinais aos balões. Os balões se comunicam entre si, formando uma rede de comunicação no céu. As pessoas se conectam à rede de balões por meio de uma antena especial de internet instalada em suas casa, que é capaz de enviar e receber sinais dos balões que sobrevoam a área.

Os balões do projeto Loon têm um diâmetro de 15 metros. Eles são feitos de um plástico muito fino com três milímetros de espessura e são de material biodegradável. Acompanham um painel solar que fornece energia para os sistemas eletrônicos, uma caixa no qual inclui rádios, antenas, um computador de voo e um sistema de controle de altitude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *