Aprender um segundo idioma traz benefícios para as crianças

Qual a melhor idade para aprender uma língua estrangeira? Aprender dois idiomas ao mesmo tempo é ruim? Sempre surgem dúvidas como essas quando o assunto é o ensino bilíngue. Com o mercado de trabalho mais competitivo e a globalização, é comum que os pais queiram preparar seus filhos desde cedo para o futuro.

Neste ano, os alunos do Pinocchio Centro Educacional passaram a contar com uma novidade essa novidade. Voltada para a faixa etária dos pequenos, de 2 a 5 anos, a metodologia é oferecida em parceria com a Pearson Global School, que é considerada a maior empresa de educação do mundo.

“O segundo idioma é inserido no contexto do dia a dia da criança, então diariamente elas tem aulas com a professora bilíngue e todo o conteúdo é trabalhado de forma bastante lúdica para que o ensino aconteça naturalmente durante as brincadeiras, jogos e eventos”, destaca a coordenadora pedagógica da instituição, Úrsula Bessa.

E, ao contrário do que muitos possam pensar, não há limite de idade para se aprender um idioma nem depois de adulto, é um processo sempre benéfico para o cérebro. Entretanto, Úrsula conta que quanto mais cedo, mais natural é o caminho.

Ela explica que é recriado o tipo de estímulo linguístico que as crianças recebem na língua materna, desenvolvendo principalmente suas habilidades motoras e de socialização. “Há alunos que já conseguem cantar e falar frases inteiras em inglês, temos recebido inclusive o feedback dos pais que viajaram para o exterior os filhos”, comenta a coordenadora.

Segundo a diretora das Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS), Nelly Falcão, é na Educação Infantil que as crianças começam a experimentar o mundo fora do seu circulo familiar, fazem amizades, aprendem a conviver com as diferenças e a realizar descobertas. “Essa é uma etapa muito importante na formação dos pequenos, pois é nessa fase que se inicia o desenvolvimento cognitivo, físico e socioemocional”, frisou a educadora.

O Pinocchio Centro Educacional foi fundado há 39 anos com o objetivo de despertar nas crianças o personagem do clássico infantil “Pinocchio”, que transmite à criança o valor do estudo, da responsabilidade, das boas ações na formação do “menino de verdade”. A instituição acredita que o conhecimento é uma construção do próprio sujeito, com liberdade e alegria, preparando-se para futuras aprendizagens, sem pressões, ansiedades ou traumas. É o espaço para a criança se autoconstruir, superar-se e descobrir brincado, observando e experimentando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *