Após tragédia em hospital do Rio de Janeiro, deputado solicita Alvará do Corpo de Bombeiros aos hospitais do Amazonas

Diante da tragédia que ocorreu no Rio de Janeiro na última quinta-feira (12), em razão do incêndio no Hospital Badin, o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) encaminhou, nessa quarta-feira (18), à Mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), requerimento à Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Por meio do documento, o parlamentar solicita informações sobre os Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) das unidades hospitalares do Estado. O pedido é tanto para as unidades públicas quanto privadas.

“O que aconteceu naquele hospital particular, no Rio de Janeiro, chocou a todos nós. Depois desse incidente, soubemos que apenas 10% das unidades hospitalares tem o Alvará de Vistoria do Corpo dos Bombeiros no Rio. Logo, o Amazonas precisa fazer o seu dever de casa também. Por isso, peço que a Comissão de Saúde solicite à Susam e ao Corpo de Bombeiros que informe à esta Casa sobre quais hospitais públicos e privados estão aptos a funcionar dentro do que preconiza a lei dos Bombeiros. Desta forma, podemos dar um passo à frente da tragédia, e para isso é necessário prevenção”, explicou Barreto, que recebeu apoio dos colegas da Casa, como Álvaro Campelo (Progressista), Dermilson Chagas (PP) e Serafim Corrêa (PSB).

O deputado relembrou ainda as visitas ‘in loco’ nas unidades hospitalares e, diante dos problemas constatados, como péssimas condições nos leitos, má conservação dos prédios e condições desumanas dos pacientes, a prevenção pode ser a solução para evitar tragédias na saúde local.

Terceirizados da saúde

Membro da Comissão de Saúde e Previdência (CSP) na Aleam, o deputado estadual Wilker Barreto reuniu nessa quarta-feira (18) com os profissionais terceirizados da saúde pública, que cobram o pagamento de quatro meses de salários. No encontro, que aconteceu no Miniplenário Cônego Joaquim Gonçalves de Azevedo, o parlamentar encaminhou três requerimentos, no seio da Comissão, solicitando o cronograma de pagamento às terceirizadas da Susam e das cooperativas, além do relatório da saúde financeira das empresas e a descrição atual do Pronto-Socorro Delphina Aziz, Zona Norte de Manaus.

“Com base nos depoimentos do sindicato e do staff do governo, quero solicitar as informações na questão dos cronogramas de pagamentos, a questão da saúde financeira das empresas e os relatórios. É necessário os atestos e informações sobre o Delphina para que possamos desenhar as possíveis resoluções e sugerir ao Governo”, explicou o parlamentar.

Além de Wilker, a reunião teve a presença da presidente da Comissão de Saúde, deputada Dra. Mayara Pinheiro (PP), da secretária executiva da Capital da Susam, Dayana Mejia, do ordenador de despesas da pasta, Perseverando Garcia e dos parlamentares Dr. Gomes (PSC), Dermilson Chagas (PP), da líder do governo, Joana Darc (PR), além de representantes da categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *