Com informações de Samara Souza
Moradores da zona Norte da cidade, principalmente, do bairro Novo Israel, realizaram, na manhã desta quarta-feira (14), uma manifestação pedido mais segurança no trânsito, na avenida Torquato Tapajós.
A manifestação, que envolveu cerca de 200 pessoas da comunidade, escolas, igreja entre estudantes, chegaram a fechar a via, no sentido Centro/bairro, estendendo faixas, para chamar a atenção de quem passava pelo local.
Eles estavam revoltados pela morte de mais uma adolescente e uma criança, após serem atropelados, e exigiram mais segurança na via.
O vice presidente do Conselho Comunitário da zona Norte, André Macedo, destacou os riscos para os pedestres que precisam utilizar a via, diariamente. “A Torquato Tapajós é um das vias mais perigosas da cidade. Moro aqui há vários anos, e todos os dias acontecem acidentes e os nossos governantes não tomam providências.”
O líder comunitário alertou que a manifestação desta quarta-feira, foi apenas uma advertência. “Hoje foi apenas uma advertência às autoridades a aos motoristas irresponsáveis.
André Macedo destacou o acidente que vitimou as crianças. “Se houvesse sinalização aqui, essas vidas não teriam sido ceifadas. É preciso que as autoridades tomem urgentes providências para prevenir e evitar outras mortes.”
Ainda pela manhã, o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-Am), Leonel Feitoza, disse que o governador Omar Aziz já determinou a busca de soluções para o problema.
“O governador Omar Aziz determinou que o Detran-Am faça estudos urgentes para sinalizar a Torquato Tapajós. Em parceria com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (ManausTrAns), vamos fazer isso”, garantiu.
De acordo com o diretor-geral do Detran-Am vai, algumas dessas ações já estavam programadas. “Antes mesmo dessa manifestação, já estava programada para a noite de hoje a pintura de uma faixa de segurança para pedestres, naquela área do Novo Israel. Vamos, também, fazer a sinalização vertical, horizontal e semafórica, a partir dos estudos feitos pelos dois órgãos de trânsito.”
A Torquato Tapajós não precisa apenas de sinalização, mas de maior atenção do poder público – Estado e município – na questão da trafegabilidade, já que o tráfego de veículos pela via está praticamente impraticável, por causa de desníveis e de muitos buracos. De acordo com Leonel Feitoza, a via com maior número de acidentes, em Manaus, é a Autaz Mirim, também conhecida como Grande CirCular, na zona Leste da capital.