RÁDIO TIRADENTES | 89,7 MHz | AO VIVO

Após recomendar fechamento, CNJ determina transferência de 32 detentos da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa

A Secretaria de Estado da Justiça e Direitos Humanos (Sejus), fez, nesta terça-feira (7), a transferência de 32 detentos da Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa. Segundo a Sejus, o remanejamento de presos atende a uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A transferência dos presos movimentou a unidade prisional, localizada no Centro de Manaus. Homens da tropa de choque deram apoio à Sejus. Os detentos foram distribuídos por outras unidades prisionais da capital.

De acordo com a Sejus, a operação é rotineira e prioriza presos de alta periculosidade. Segundo o comandante da Tropa de Choque da Polícia Militar (PM-AM),  major Antônio Brandão,o remanejamento foi feito sem maiores percalços.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos informou que a ação de transferência dos presos faz parte do processo de desativação, que começou no fim de outubro do ano passado.

Atualmente, apesar de ter capacidade para apenas 400, a Raimundo Vidal Pessoa conta com mais de 1000 detentos. Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça determinou que a Cadeia fosse fechada com urgência – além da superlotação, também devido às condições precárias de infra-estrutura da unidade prisional.

Após completada a desativação, o prédio da Cadeia Pública deverá ser transformado em um museu, que passará a ser administrado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *