12/04/13 – Após vários meses de interdição, por causa dos riscos que oferecia aos banhistas, a população da capital vai poder aproveitar o primeiro fim de semana de liberação da praia da Ponta Negra. A expectativa do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), é de que mais de cinco mil pessoas visitem o balneário.
Nos dois primeiros dias de funcionamento da praia, o que se viu foi a presença moderada do público. Mesmo assim, garante o presidente da Comissão Municipal de Uso da Ponta NegraImplurb, Mafran Evangelista, o Município está com as equipes prontas para receber os banhistas.
De acordo com ele, 20 agentes do Implurb, mais o efetivo do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já se revezam para oferecer total segurança aos usuários.
O tenente do Corpo de Bombeiros, Marco Antônio Gama, explicou que além das sinalizações, por meio de placas e boias de limitação, o Corpo Permanente de Segurança também realiza o trabalho de orientação corpo a corpo com a população para evitar que se exponham aos riscos de afogamentos.
Quem já compareceu à praia da Ponta Negra, o trabalhador autônomo José Carlos Barros, 41, que foi conferir a reabertura da praia com a esposa, Aldomira, e a filha Yasmim, de apenas dois anos, aprovou as mudanças.
Entre as novas regras de uso, estão o encerramento do banho às cinco da tarde e a proibição de venda de bebidas alcoólicas por vendedores ambulantes, orientações que estão sendo distribuídas em uma cartilha com todas as recomendações de organização e segurança.