Após fim de convênio com Clínica Renal, Susam anuncia aumento de vagas para hemodiálise no Adriano Jorge

FOTO NATHALIE BRASIL / SECOM

A Clínica Renal de Manaus comunicou à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), que a instituição não pretende renovar o contrato para continuar atendendo os pacientes renais crônicos que fazem tratamento de hemodiálise. O contrato vai encerrar em 18 de outubro, e enquanto isso não acontece, a clínica conveniada vai dar continuidade aos atendimentos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme o acordo.

Com isso, a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) está recebendo investimentos para duplicar a quantidade de vagas para hemodiálise a partir do mês de julho. O serviço de atendimento foi implantado este ano na unidade, que está sendo ampliada com obras de expansão e adequação de estrutura física, além da contratação de novos profissionais e equipamentos. A Susam planeja aumentar de 67 para 144 o número de pacientes que são beneficiados mensalmente pelo serviço, como explica o secretário de Estado de Saúde, Pedro Elias. 

“Estamos ampliando e adequando espaços físicos, fazendo a alocação de equipamentos novos de hemodiálise e teremos mais equipes no Hospital Adriano Jorge com esse investimento, oriundo de recurso direto do Estado, para dobrar a oferta de vagas de hemodiálise. Além dele, temos ainda o projeto do Fundo de Promoção Social, que está em licitação. Quando o concluirmos, teremos capacidade instalada para ofertar 300 vagas mês”, afirmou Elias.

Além do FHAJ, o Governo do Estado oferece os serviços de hemodiálise no Hospital Universitário Getúlio Vargas e em cinco clínicas particulares contratadas para atender pacientes em tratamento encaminhados pela Susam. Cerca de 800 pacientes são atendidos regularmente. “Com essa oferta vamos diminuir o quantitativo que aguarda para fazer hemodiálise e ajudar a melhorar as condições de pacientes que estão nos prontos-socorros de Manaus. O fluxo de pacientes renais é grande”, disse.

FHAJ terá centro de Hemodiálise – Por meio do Fundo de Promoção Social (FPS), o Governo do Amazonas pretende implantar na Fundação Hospital Adriano Jorge um Centro de Hemodiálise. Este ano, o atendimento em Hemodiálise entrou em funcionamento na unidade. Agora, contará com mais R$ 1,8 milhão para a expansão da estrutura para a clínica de hemodiálise.

A intenção da Susam é preparar o Hospital Adriano Jorge para se tornar a referência da rede pública para o atendimento dos renais crônicos, inclusive credenciando a unidade junto ao Ministério da Saúde para realização de transplantes de rim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *