Após divulgação de vídeo de “bolão”, vereadores de Coari-AM são investigados por corrupção

Os 15 vereadores da Câmara Municipal de Coari, município do Interior do Amazonas a 363 km de Manaus, são investigados por corrupção pelo Ministério Público Estadual (MP-AM).

Os “edis” são todos suspeitos de participar de um “mensalinho” denunciado em vídeo gravado em 2017 e entregue ao MP-AM. A denúncia, que envolve a administração do atual prefeito, caiu como uma bomba sobre a gestão de Adail Filho.

O G1 Amazonas informa que, no vídeo, os parlamentares sorteiam o nome de um colega “premiado” com um valor em espécie

Segundo a denúncia, o sorteio, justificado como uma forma de ajudar os vereadores, era na verdade um “cala boca” ofertado pelo prefeito para fazer com que todos votassem nos assuntos de interesse de Adail Filho. Cada parlamentar recebia R$ 10 mil dos cofres do município.

As investigações apontam que os sorteios eram feitos frequentemente e que eram filmados como forma de garantir a “transparência” e evitar fraudes.

O esquema foi denunciado após o rompimento de quatro vereadores com o gestor Adail Filho. Segundo as informações, no vídeo a que o MP-AM teve acesso, oito vereadores participam do “bolão”, mas todos os 15 integrantes do parlamento municipal recebiam a mesada da prefeitura.

Conforme o vereador Aldervan Cordovil, o dinheiro era repassado por Adail para o presidente da Câmara, Keitton Pinheiro, que é primo do prefeito.

Por meio de nota, Kleitton Pinheiro classificou a denuncia como mentirosas e que seria “mais uma tentativa” de tirá-lo do cargo.

Também por meio de nota, o prefeito Adail Filho negou qualquer tipo de repasse ilegal para o legislativo municipal ou qualquer vereador.

Segundo o prefeito, os recursos repassados ao legislativo são legais e podem ser acessados no Portal da Transparência dos Municípios”.

A procuradora geral de Justiça, Leda Albuquerque, informou que o vídeo da denúncia foi aprendido e todos os investigados estão sendo ouvidos,

O caso, que já foi divulgada em vários veículos de imprensa por todo o país, deve ter desdobramentos por toda esta semana.

O pai de Adail Filho, o ex-prefeito Adail Pinheiro, também foi denunciada e preso por corrupção.

Coari está entre os municípios do Amazonas que recebem royalties do petróleo de Urucu. O Estado é o quarto do país em arrecadação de royalties, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. No Amazonas, Coari está entre os municípios que recebem os maiores valores.

O royalty é uma compensação financeira devida à União pelas empresas que produzem petróleo e gás natural no território brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *