Após desmaio em plenário, vereador Sassá ficará afastado para exames, afirmam médicos

– (foto: Robervaldo Rocha – CMM) – Após ter desmaiado em plenário, na manhã desta segunda-feira, o vereador Sassá da Construção Civil (PT), de 43 anos, permanecerá afastado das atividades parlamentares para se submeter a exames complementares, necessários para que o motivo do desmaio seja identificado. 

O petista passou mal às 9h, durante a sessão da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na zona Oeste da cidade, quando discursava na tribuna. O parlamentar foi socorrido de imediato pelo vereador Ewerton Wanderley (PHS), que é médico, e, depois pelo departamento médico da Casa Legislativa, onde permaneceu até a chegada da ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que o conduziu ao Hospital e Pronto – Socorro (HPS) 28 de Agosto, na zona Centro-Sul de Manaus.

De acordo com Ewertor Wanderley, no setor médico, o vereador recebeu os primeiros socorros e já estava consciente quando foi conduzido ao pronto socorro pela equipe do Samu. “A pressão dele estava 17 por 10. Conseguimos normalizar a pressão arterial com medicação e ele saiu conversando com a equipe médica”, informou.

Na unidade de saúde, Sassá passou por exames de tomografia e eletrocardiograma além de consultas com cardiologista e ortopedista e depois foi liberado, por volta das 13h.  Exames preliminares indicaram que o desmaio foi provocado por uma elevação da pressão arterial.

De acordo com a assessoria do vereador, ainda não há diagnóstico fechado sobre o que provocou a crise de hipertensão.

Em postagem feita nas redes sociais, Sassá da Construção disse que já estava com mal estar quando subiu na tribuna e que perdeu a consciência antes mesmo de desmaiar, tanto que, não recorda do que falava. Ele lembrou, apenas de que protestava contra a possível extinção do Ministério do Trabalho. “Após passar por vários exames no Hospital Pronto-Socorro 28 de Agosto, informo a todos que estou bem de saúde. Agradeço a Deus e a todos pela solidariedade, auxílio e preocupação. A luta continua!”, disse o vereador em post no Facebook. Acesse o link:

Solidariedade

O desmaio do vereador Sassá da Construção causou grande preocupação entre os parlamentares e funcionários da CMM. Após o parlamentar ser socorrido pela equipe médica da Casa, o presidente Wilker Barreto decidiu encerrar a reunião, transferindo a pauta que deveria ser analisada durante a Ordem do Dia para a sessão desta terça-feira 913/11).

O presidente Wilker Barreto e a maioria dos parlamentes permaneceram no departamento médico da Casa acompanhando o estado de saúde do vereador Sassá da Construção, até que ele fosse transferido para o Hospital. A médica plantonista do departamento, Evellyn Ferreira, acompanhou o paciente até a unidade de saúde, onde permaneceu até que ele recebesse alta.

 Pauta dobrada

Em função do encerramento antecipado da sessão de segunda-feira, sem a realização da Ordem do Dia, os vereadores de Manaus vão analisar uma pauta com 21 matérias, nesta terça-feira (13.11), entre deliberações, discussões e promulgação de projetos de lei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *