Após denúncia da Rede Tiradentes, Vigilância Sanitária fiscaliza qualidade do caldo de cana nas feiras de Manaus

– (imagens apenas ilustrativas) – Apenas um ambulante que trabalha com a venda de caldo de cana na feira da Betânia, zona Sul da capital, foi notificado, nesta terça-feira (11), durante uma ação de fiscalização da Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus), com foco no produto oferecido nas feiras do Centro da capital.

O órgão, ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), coletou informações sobre todo o processo de produção, desde o armazenamento da cana à manipulação e extração do caldo vendido nas barracas. O ambulante notificado tinha uma autorização para funcionar no local que estava vencida desde maio. Os fiscais estipularam um prazo de 15 dias para regularização.

Segundo o secretário municipal da saúde, Marcelo Magaldi Alves, as fiscalizações aos estabelecimentos comerciais que vendem alimentos cuja manipulação precisa ser rigorosa, faz parte da rotina da Visa Manaus. Outra orientação dos fiscais é que os molhos oferecidos aos clientes pelo ambulante sejam em sachês e não mais em bisnagas.

Segundo a fiscal de saúde da Visa Manaus, nutricionista Silvana Brito, a fiscalização específica quanto ao caldo de cana foi motivada por denúncia direta ao órgão.

“Em até dez dias devemos emitir um laudo da análise microbiológica do caldo de cana recolhido.”

O caldo de cana comercializado em Manaus foi objeto de uma matéria nos veículos jornalísticos da Rede Tiradentes (pesquise nas páginas do site), em que uma bióloga denunciava a venda do produto contaminado por uma das espécies mais perigosas de verme – a ‘Tênia Soluim’, conhecida popularmente com o ‘Solitária’, que acomete animais e seres humanos.

Para denúncias, orientações e esclarecimentos sobre as legislações vigentes, a Visa Manaus pode ser contatada pelo 0800-092-0123.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *