Após denúncia anônima, túnel e arma de fogo são encontrados no Compaj Fechado

Após uma denúncia anônima, ao Departamento de Inteligência Penitenciária (Dipen), por meio do Whats-Denúncia da Seap (99297-3068), a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária encontrou, no final da tarde de ontem – quarta-feira (25/04), um túnel, uma arma de fogo, munições e uma serra elétrica no pavilhão 1 do regime fechado do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj Fechado), localizado no quilômetro 8 da rodovia BR-174 (Manaus – Boa Vista).

A arma de fogo é de calibre ponto 40 e de uso exclusivo das polícias. Com ela, foram encontrados dois carregadores, 34 munições de ponto 40 e uma serra elétrica. Os objetos estavam na cela 5 do pavilhão 1, na ala 1.

Segundo o secretário de Estado da Administração Penitenciária, coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, o túnel com 2 metros foi encontrado na cela 9, da ala 2 do pavilhão, onde também foram encontrados os materiais ilícitos. “A denúncia recebida pela nossa equipe de inteligência indicava que o pavilhão 1 era o local onde estavam escondendo armas que poderiam ser usadas em um possível motim, rebelião ou alteração no sistema prisional. E o túnel, que ainda estava no início da escavação, seria concluído pelos detentos para ser utilizado em uma fuga”.

Cleitman Coelho afirma, ainda, que 28 internos das duas celas irão responder a inquéritos. Para os 17 presos da cela 9 da ala 2, onde foi encontrado o túnel, os procedimentos cabíveis serão para dano ao patrimônio público, e para os 11 detentos que estavam na cela 5 da ala 1, será porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Ações de segurança no sistema prisional – As revistas e procedimentos de segurança estão sendo seguidas pela Seap em todas as unidades prisionais da capital e Interior, para manter o sistema seguro e controlado. Além das operações com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), a Seap tem acompanhado procedimentos de tranca nas unidades e atuando na prevenção de ações dos detentos para desestabilizar o sistema prisional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *