Após Campanha, denúncias de Exploração Sexual aumentam em mais de 3000%

images (3)
De janeiro a agosto deste ano, 438 casos foram registrados pela Central de Recebimento de Denúncias da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), 423 a mais, em comparação com todo o ano de 2013, quando a campanha começou.

O número representa um salto de 3.129%, no número de casos recebidos pelo Disque Direitos Humanos e Disque Denúncia, mantidos pela prefeitura.

Realizada por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), a Campanha Municipal de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem impulsionado a população a denunciar casos de violação de direitos, na capital do Estado.

O aumento do número de denúncias é uma das metas da campanha que, desde 2013, chama a atenção da população para a importância de denunciar qualquer violação de direitos.

Segundo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão responsável pela fiscalização dos conselhos tutelares, a campanha existente em Manaus deixou a população mais atenta.

Segundo a presidente do CMDCA, Gecilda Albano, todos os dias, conselheiros tutelares acompanham os casos repassados pelo disque 100, Disque Direitos Humanos (0800 092 6644) e Disque Denúncia (0800 092 1407).

A Campanha Municipal de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes já foi reconhecida nacionalmente. Em maio deste ano, a Premium Brasil Group, uma das maiores empresas especializadas em congressos, meeting work e workshop da América Latina, que organizou o 8º Encontro Nacional dos Secretários de Assistência Social, em Foz do Iguaçu, no Paraná, entregou o Prêmio Nacional de Sustentabilidade Social à secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, Goreth Garcia Ribeiro, como reconhecimento pela atuação do órgão no combate à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Goreth Garcia destacou que as campanhas estão presentes em todos os eventos que recebem algum tipo de apoio da prefeitura e, com isso, hoje, pode se dizer que toda a cidade já ouviu falar da importância de denunciar os casos de violação de direitos de crianças e adolescentes.

Para o conselheiro tutelar Daniel Serrão, que atua na zona Centro-Sul de Manaus, a sociedade está mais atenta e sabe, inclusive, como levar até as autoridades os casos que antes passavam despercebidos ou não eram observados atentamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *