“Após manifestações, eu e o Omar fizemos profunda reflexão do governo, para atender a quem paga nossos salários”, diz Melo

10/07/13 – O governador Omar Aziz (PSD) assinou, nesta quarta-feira (10), o decreto da Progressão Horizontal, que valoriza a carreira dos servidores da educação. Pela manhã, o vice-governador José Melo (PMDB), explicou que a Progressão Horizontal faz parte do plano de carreira, cargos e salários dos profissionais da educação.

“Vão ser beneficiados 4.250 professores e pedagogos – 3. 838 professores e 412 pedagogos. O plano de Carreira estabelece dois tipos de promoções – uma vertical outra horizontal. A horizontal é aquela em que o professor e o pedagogo se submetem a uma avaliação, chamada de avaliação em serviço, e, aqueles que obtêm aquela média têm direito à promoção.”

Para o vice-governador, a qualidade dos profissionais da educação vem trazendo melhorias consideráveis, na qualidade da educação, no Amazonas.

“O nível aumentou muito. A partir do momento em que o Estado proporcionou, por meio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que todos os professore ingressassem no nível superior – e todos os professores da rede estadual têm curso superior – e também a partir do momento em que o Estado voltou a proporcionar aos professores oportunidade de fazer mestrado, doutorado, cursos de especialização, tem havido uma mudança substancial para melhor, na qualidade da educação. Educação é um  processo continuado e não é assim, do dia para a noite. Uma estratificação e uma mudança cultural demora um pouco de tempo. O importante é que o Amazonas proporcionou oportunidade aos professores de agregar novos conhecimentos, e isto, com toda certeza, vai dar muitos bons resultados, a médio e longo prazo.”

O vice-governador comentou sobre as mudanças que vêm sendo alcançadas pela sociedade, por conta das manifestações populares dos últimos dias, em todo o país.

“Quando a população começa a ir às ruas, fazer suas reivindicações, é preciso que todos os políticos – e aqui eu incluo todo mundo – façam uma reflexão, porque alguma coisa está errada. As grandes revoluções e mudanças que aconteceram p’ra melhor, mundo afora, foram a partir das ruas – algumas de forma sangrenta, outras de forma pacífica, como acho que tem de ser – mas são extremamente salutares. Eu e o Omar fizemos uma profunda reflexão do nosso governo, estamos avaliando todos os pontos do nosso governo, para atender exatamente ao reclamos daqueles que nos empregam e pagam nossos salários todo mês.”

O sistema estadual de ensino tem, hoje, mais de 500 mil alunos, na capital e Interior. O vice-governador José Melo já foi delegado federal do Ministério da Educação, no Amazonas, e secretário de estado da educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *