Após alagamento que causou transtornos na Torquato Tapajós, Sinésio sugere dragagem emergencial dos igarapés da capital

“Manaus é cortada por igarapés e o que ocorreu ontem na Avenida Torquato Tapajós é inadmissível! Cobramos que o Governo e Prefeitura se entendam para desenvolver os trabalhos de dragagem dos igarapés de Manaus.”

O desabafo foi feito nesta terça- feira (4), pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Durante a sessão, o petista apresentou um requerimento solicitando uma reunião extraordinária da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento, da qual o é Presidente, com o objetivo debater e encaminhar províncias sobre as ações emergenciais visando a dragagem dos igarapés da capital.

“Quanto Poder Legislativo e Presidente da Comissão de Saneamento na Assembleia, desde 2015 apresentamos o relatório do Saneamento com mais de 800 páginas que foi compilado pelos órgãos do GT- Grupo de Trabalho que instituímos na Aleam. Os dados foram coletados por órgãos que atuam com essas informações no Estado, ou seja, o parlamento está fazendo a sua parte, disparou o parlamentar.

O deputado salientou ainda, que a dragagem dos igarapés é de grande importância, uma vez que dará maior segurança, conforto e comodidade a toda população da Capital, se referindo a forte chuva que causou prejuízos no posto de Interiorização e Triagem de Manaus (PITRIG), localizado no bairro da paz, situado na Avenida Tapajós. O local ficou totalmente alagado, as tendas de triagem foram destruídas e muro rachado com a iminência de desabar, pessoas foram arrastadas pelas enxurradas e segundo os dados do Corpo de Bombeiros três pessoas ficaram feridas.

“Cobramos que a PEC do Saneamento de nossa autoria seja cumprida tanto na Capital como nos municípios. Saneamento básico é de suma importância como o controle e distribuição dos recursos básicos (abastecimento, tratamento e distribuição de água, esgoto sanitário, coleta e destino adequado do lixo, limpeza pública). Tudo isso sendo efetivado contribui com o bem-estar físico, mental e social da população”, disse.

A reunião ocorrerá amanhã, 05, às 09h, no auditório Cônego Azevedo da Aleam. Da tribuna, Campos disse que é o autor da Emenda Constitucional n° 93 de 5 de maio de 2016, que trata da inclusão do Saneamento Básico na Constituição do Estado.

A reunião contará com a presença de representantes do Governo do Estado do Amazonas, Prefeitura de Manaus, Deputados estaduais do Amazonas, Câmara Municipal de Manaus; Ministério Público do Estado do Amazonas, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (SEINFRA), Secretaria Municipal de Infraestrutura- (SEMINF), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia-(IPAAM), Defesa Civil do Estado do Amazonas, Secretaria de Estado Do Meio Ambiente -(SEMA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade-(SEMMAS) e demais interessados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *