Aplicativo permite à população mudar voto de deputado na Assembleia Legislativa. Saiba onde é

aplicativos

Por meio de um aplicativo, a população poderá dizer como um parlamentar ele deve votar nos projetos que tramitam na Assembleia Legislativa. Mas os eleitores mais politizados ainda não devem comemorar. Não é no Estado do Amazonas. A ideia é do deputado estadual do Solidariedade no Rio Grande do Norte, Kelps Lima, que criou o aplicativo de celular “Decida Meu Voto”.screen696x696

O aplicativo foi desenvolvido pelo mandato parlamentar de Kelps, com empresas de marketing e tecnologia de Natal, e entrou no ar no último domingo, 5 de março de 2017, após uma sequência de testes, estudos de cenários jurídicos e políticos da equipe do parlamentar.

A intenção do deputado é trazer a atenção das pessoas para a atividade no Poder Legislativo. “Eu percebi que nos dias em que o Plenário da Assembleia está cheio, os deputados se comportam de um jeito. Quando não, os votos são, muitas vezes, bem destoantes do que a maioria da população gostaria”, explica Kelps, que entrou na Assembleia como suplente, em 2012, e se reelegeu em 2014 como o quarto mais votado do Rio Grande do Norte na eleição.
O aplicativo “Decida Meu Voto” tem funcionamento fácil e foi pensado para que mesmo pessoas sem grande intimidade com esse tipo de tecnologia possam utilizá-lo de forma ágil. Após baixar o “Decida Meu Voto” gratuitamente na store do seu respectivo celular, o usuário já é convidado a decidir qual o voto que Kelps deve dar no projeto que estiver em pauta na Assembleia. Neste momento, o projeto em votação é o que aumenta de 11% para 14% a alíquota de previdência dos servidores do Rio Grande do Norte, com ampla maioria dos usuários do app orientando o deputado a votar contra o aumento.
Um dos compromissos de Kelps, assumido em termo público que pode ser conferido no próprio aplicativo, é o de que ele votará de acordo com a maioria resultante do “Decida Meu Voto”, mesmo quando sua opinião for diferente do resultado na votação.
Para que os votos do app sejam decisivos para definir sua votação, será necessário que um número mínimo de eleitores participe no aplicativo, 20.100 pessoas, que equivale à votação do parlamentar, que entrou com menos votos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *