Ambulantes ocupam calçadas, montam feira improvisada ao ar livre e impedem a passagem de pedestres, no Coroado

images

O principal ponto de venda dos ambulantes é a Avenida Beira Rio, no Coroado 1, zona Leste de Manaus, onde os autônomos ocupam todo o passeio público da via, durante todo o dia e parte da noite. Na feira improvisada que se estende ao longo da avenida, é possível encontrar de tudo. Desde frutas, CDs piratas e até roupas. Quem precisa passar pela calçada, como dona de casa Clecy Silva, só pode mesmo reclamar.

Para tentar sobreviver, o idoso José Rodrigues, de 81 anos de idade, vende CDs piratas. Mesmo sabendo que o comércio é ilegal, ele diz que precisa do serviço para poder comprar medicamentos e para sobreviver.

Elza Castro, outra que trabalha como ambulante na área do Coroado, afirma que a venda de roupas é o único sustento da família. A movimentação intensa de moradores e gente que trabalha no comércio do bairro garante o dinheiro para a compra de alimento.

Apesar dos transtornos causados pelos autônomos com a ocupação das calçadas, há quem, por uma razão ou por outra, aprove a permanência dos ambulantes no local, como o motorista Joaquim Neto.

Segundo a Secretaria Municipal de Feiras e Mercados (SEMPAB), o órgão municipal fiscaliza esses vendedores irregulares com uma equipe que atua no local todos os dias. Além de notificar os vendedores irregulares, a equipe também autua os renitentes para que eles não ocupem as calçadas e outros logradouros públicos e não atrapalhem o tráfego de pedestres. Caso haja reincidência, os vendedores têm suas mercadorias apreendidas e são novamente notificados. A prefeitura pede à população que denuncie as ocupações de calçadas, por meio do Disk Denuncia: 3663-8488.

Você acompanha a reportagem completa de Charles Fernandes no telejornal Notícias da Hora, que vai ao ar a partir das 18 horas, na TV Tiradentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *