Amazonino afirma que Manaus virou berço do Crime Organizado, anuncia geração de 50 mil empregos e lamenta situação vivida pelo ex-governador José Melo

O governador Amazonino Mendes (PDT) afirmou, nesta sexta-feira (5), que Manaus virou berço do crime organizado, anunciou a geração de 50 mil empregos e lamentou a situação vivida pelo ex-governador José Melo (PROS).

Foi durante o lançamento do Projeto Manaus Moderna, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), que tem como objetivo ordenar a área – que compreende o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, a feira e o porto da Manaus Moderna -, e promover ações educativas e de combate ao tráfico de drogas e à criminalidade, por meio do ordenamento do trabalho dos carregadores de cargas e guardadores de veículos na área, na orla Sul da capital. A área é de grande fluxo de pessoas, entre manauaras e turistas.

A cerimônia ocorreu em frente à Delegacia Móvel da Polícia Civil, na Avenida Beira Rio, ao lado do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro. Amazonino ressaltou que a região da Manaus Moderna e Mercado Adolpho Lisboa era alvo de constantes reclamações dos turistas e transeuntes que denunciavam os crimes naquela área. “Todos percebiam que aqui necessitava de uma intervenção urgente de Governo. Não apenas em termos de segurança. Mas de todos os sentidos.”, ressaltou.

Desde o lançamento do trabalho do Governo na Manaus Moderna, no fim do ano passado, a maior parte das ocorrências de prisão foi relacionada às práticas de tráfico de drogas, extorsão, roubos e furtos. Segundo o governador, após 20 dias, depois que a Delegacia Móvel da Polícia Civil foi posicionada atrás do Mercado Adolpho Lisboa e parte da equipe da SSP-AM entrou em ação no cadastramento das pessoas, o índice de criminalidade na área reduziu significativamente. “Resolvemos também problemas dos dependentes químicos. Muitos deles já se dispuseram voluntariamente a um tratamento. Este alcance é ótimo. Todas à vezes que se faz uma intervenção dessa ordem, desse tipo, os resultados são significantes”, frisou o governador.

O cadastro dos trabalhadores foi realizado entre os meses de novembro e dezembro de 2017. O governador disse que está fazendo um banco de dados de todos os guardadores e carregadores e que, a partir de agora, eles só poderão atuar com identificação fornecida pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-AM) e devidamente uniformizados.

Ao afirmar que a capital virou berço do crime organizado, Amazonino garantiu que o Estado está retomando o comando na Manaus Moderna.

“Isso aqui virou uma loucura! Hoje, pesquisa, 70% da população vive apavorada, com medo! Não tem nada pior do que isso! Vocês que estão aqui, ganhando o pão de cada dia – um exercício difícil, um trabalho duro – sem a presença do governo e o império da desorganização e da impunidade, a vida de vocês vira mais do que um inferno!”

Durante entrevista coletiva, Amazonino anunciou novo projeto para a geração de emprego. “Eu estou preparando um programa com base em equipamentos, para gerar, (vou tentar) junto com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) 50 mil empregos. Os estudos técnicos de projeção nos autorizam a dizer isso! Eu sei que uma meta ambiciosa!”

Ainda durante a entrevista, Amazonino lamentou a situação vivida pelo ex-governador, José Melo. “Acho uma tristeza e acho que todo mundo também está triste! Isso é muito mal para a imagem do Estado, não pega bem, os comentários em torno do assunto são muito ruins e, no final, a gente quer que a justiça prevaleça! Nós todos precisamos disso!”

Outros pontos da cidade

Segundo Amazonino, o projeto também deverá ser levado para outras áreas de comércio na capital, promovendo a cidadania e dignidade aos guardadores e carregadores, e paz aos clientes dos centros comerciais.

Conforme o vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, o projeto inédito do Governo do Estado vai ser implantado em todos os centros e aglomerados comerciais da capital. O próximo a receber o projeto é a feira do Produtor, no bairro Jorge Teixeira, zona leste.

“Iremos para a feira do Produtor, para o Fuxico (avenida Hilário Gurjão), para o Manoa, para o centro comercial da Compensa. Nós vamos organizar todos os aglomerados comerciais que estão desorganizados. Todos os profissionais atuarão identificados, sendo monitorados”, explicou.

O vice-governador salientou que além de identificar, monitorar e dar oportunidade de trabalho, o projeto oferece acompanhamento jurídico para aqueles cidadãos que têm pendência na Justiça.

“Aqueles que têm processo em andamento, nós daremos assistência jurídica a eles para que possam ter acompanhamento junto à Justiça. E nós recolhemos 39 pessoas que gostariam de sair da dependência química, além de que 47 que preferiram deixar as atividades de guardador de carro, carregador, e receber um treinamento por parte do governo, para posteriormente ser encaminhado à Secretaria de Trabalho, e ter uma nova profissão”, disse o vice-governador.

Agradecimento – O presidente da Associação dos Guardadores de Veículos do Estado do Amazonas (Aglavam), Henrique Santos, enalteceu a iniciativa do governador Amazonino e o agradeceu por ter retirado infratores que se escondiam atrás das duas atividades trabalhistas.

“Sou flanelinha há 32 anos, estou muito feliz, porque a gente vem lutando e sofrendo as consequências dos intrusos que estavam ali no meio da gente, extorquindo, furtando. Hoje, graças a Deus, o governador comprou essa causa em retirar essas pessoas que vinham denegrindo a imagem do meu trabalho, o qual eu dediquei 32 anos da minha vida a sustentar a minha família”, declarou Henrique.

Levantamento – O cadastro começou após denúncias de que supostos carregadores do porto da Manaus Moderna estariam ameaçando e até extraviando mercadorias e pertences de clientes que não aceitam os valores cobrados pelos serviços, além de denúncias de tráfico de drogas, roubos e furtos. Durante o trabalho, 16 foragidos da justiça e nove infratores com mandados de prisão em aberto foram capturados pela Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop). Na manhã desta sexta, mais duas pessoas foram presas em flagrante após furtarem clientes da feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *