Ao receber o ministro britânico das relações exteriores, William Hague, e o técnico da seleção inglesa, Roy Hodgson, na tarde desta segunda-feira (17), na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, zona Centro-Oeste de Manaus, o governador Omar Aziz fez questão de passar a borracha sobre polêmicas e disse que os ingleses serão muito bem recebidos na cidade.
Acompanhado do prefeito Arthur Virgílio Neto e do vice-governador José Melo, Omar Aziz conversou com os visitantes, trocou presentes, ganhando inclusive uma camisa da seleção da Inglaterra, e fez questão desejar boas vindas em nome dos amazonenses.
O técnico disse que o que foi dito ficou no passado e, tanto ele quanto o prefeito Arthur Neto já esqueceram. Durante todo dia, o inglês visitou pontos turísticos de Manaus, como o Encontro das Águas, a Ponta Negra e o Teatro Amazonas.
Segundo Omar, a preocupação com o calor de Manaus, demonstrada pelo técnico britânico é normal, em se tratando de um desportista, e não pode ser interpretada como ofensa.
Roy Hodgson disse que volta para a Europa com uma boa impressão em relação à cidade. Ele afirmou ter ficado encantado com a cidade e aprovou o palco do primeiro confronto da seleção inglesa contra a Itália. O prefeito lembrou que a história de Manaus conta com a presença dos ingleses, que trouxeram avanços, no início do século 20.
Para o prefeito, o mal-entendido não representou muito a não ser algo muito importante e positivo, que foi o fato da visita do ministro William Hague, estreitando novamente os laços entre Manaus e a Inglaterra.
Além do técnico e do ministro, também participaram do encontro o presidente da Federação de Futebol da Inglaterra, Adrian Bevineton e o embaixador da Inglaterra, Alex Elis.
O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido informou que o número de turistas ingleses em Manaus, e no Brasil como um todo, vai ser o maior já visto na história do País. Ele, no entanto, não soube estimar o número esperado, mas garantiu que vai ter os dados em breve.
