Amazonenses fora do curso de Medicina na Ufam em 2013

22/02/13 – Estudantes amazonenses estão fora do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em 2013. A informação é do Departamento de Registro Acadêmico da instituição, que informou que a maioria das vagas ofertadas foi ocupada por alunos paulistas, paranaenses e mineiros. O ingresso dos novos acadêmicos se deu por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2013, que apontou que nenhum candidato amazonense conseguiu classificação para ocupar uma das 49 vagas ofertadas.

Com 5.798 inscrições, o curso foi o 8º mais procurado do País, com média de 104 estudantes disputando cada uma das, segundo o Ministério da Educação (MEC).

Baixo índice

De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg), a Ufam, desde que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído no Amazonas, os concorrentes locais alcançam menos de 20% das vagas em medicina.

Além da medicina, em outros cursos muito disputados, a situação é semelhante. Este ano as 24 vagas para engenharia civil da Ufam foram divididas entre 10 candidatos amazonenses e 14 estudantes do Pará, Minas Gerais, Paraná, Rio grande do Norte e Rondônia. Já em Direito, 46 amazonenses foram aprovados e apenas 10 vagas foram ocupadas por estudantes de outros Estados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *