Amazonenses devem se proteger de raios, durante chuvas, alerta meteorologista do Sipam

16/01/13 – O período chuvoso na região amazônica gera preocupações com alegações, deslizamentos de terra e a proliferação de vetores de doenças, transmitidas por ratos e mosquitos, e de picadas de animais peçonhentos, como aranhas e cobras.

Além disso, os amazonenses devem se preocupar com os raios ou descargas elétricas. Quando a chuva é acompanhada de trovoadas e rajadas de vento, os moradores da capital devem ficar atentos às escargas elétricas. O meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) Lucas Mendes, alerta para os perigos do fenômeno natural, e diz que buscar proteção contra os raios debaixo de árvores não é uma boa alternativa.

“Normalmente, essa proteção deve ser feita em áreas prediais e a pessoa deve fugir de árvores, porque a árvore funciona como um para-raio, e se ela estiver fazendo esporte ao ar livre, deve procurar se proteger, porque pode atuar como um ponto atuar como um ponto de descarga elétrica.”

De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), desde o ano 2000, até 2011, 16 pessoas morreram por conta do fenômeno, em Manaus.

O meteorologista Lucas Mendes afirma que, mesmo com a pequena probabilidade de um raio atingir uma pessoa, na capital do Amazonas, é preciso ter cuidado.

Se contar em termos da população total que existe, aproximadamente 2milhões, poderia dizer, baseado nesse dado, que  que a possibilidade é pequena    que a possibilidade é pequena . Como diz o ditado. É melhor se protefer do que remediar.’ É melhor estar dentro de casa, do que na rua, correndo riscos.”

Se você estiver fora de casa e uma chuva acompanhada de trovoadas e rajadas de vento ocorrer, uma dica é ficar dentro do carro, segundo Lucas Mendes.

“Um bom lugar para se ficar, desde que longe de árvores, normalmente, é o carro. Pelo fato dos pneus estarem grudados no chão, ele funciona como um isolante de eletricidade!”

Segundo o Impe, o Brasil é o país que mais recebe descargas elétricas do planeta. São 57 milhões delas anualmente, em média, muito à frente do segundo colocado, o Congo, no continente africano. Entre as 100 cidades com maior probabilidade de um raio atingir uma pessoa, está o município de Manaquiri, no Inteior do Amazonas, na posição de número 50.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *