Amazonas terá 100 mil doses a mais para vacinação contra a gripe. Estado deve vacinar mais de um milhão de pessoas.

São Paulo – Vacinação dos profissionais de saúde contra H1N1 no Hospital das Clínicas (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Começou a Campanha Nacional de Vacinação Contra a gripe no Estado do Amazonas. A expectativa, de acordo com as autoridades da Saúde, é vacinar todo o público-alvo no Estado, formado por mais de um milhão de pessoas. Para isso, o Ministério da Saúde está enviando cerca de 100 mil doses a mais do que o necessário.

A vacina contra a gripe está disponível nos postos de vacinação para crianças de seis meses até cinco anos incompletos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes, mulheres até 45 dias após o parto; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores da rede pública ou privada.

De acordo com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, todos os estados já receberam parte das doses da vacina.

“O nosso foco é de vacinar 54 milhões de pessoas entre crianças e idosos. Esse é o nosso objetivo. A vacina está distribuída não só aqui em Brasília, mas em todos os estados brasileiros. Nós já distribuímos, em média, 40% de toda a vacina que será entregue aos estados brasileiros. Já entregamos uma quantidade aproximada de mais de 25 milhões de doses com vacinas suficientes para atender àquela demanda”.

 

Transmissão

Fique atento, pois a transmissão do vírus da gripe ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, de uma pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, podendo ocorrer também, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Na forma grave, a gripe causa falta de ar, febre por mais de três dias, dor muscular intensa e prostração.

Para saber mais, acesse o portal do Ministério da Saúde. O endereço é saúde.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *