Amazonas será primeiro a oferecer vacina contra HPV pelo sistema público de saúde

05/03/13 – O Amazonas terá vacinação gratuita contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) e oficializará a criação da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres. O anúncio oficial será feito na próxima sexta-feira (08 de março), Dia Internacional da Mulher, pelo Governo do Estado.

De acordo com a deputada estadual Conceição Sampaio (PP), trata-se de duas grandes conquistas para as mulheres e famílias amazonenses, neste ano de 2013, destacadas, na manhã desta terça-feira (05), pela parlamentar, durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM).

Na segunda-feira (04), a deputada teve uma reunião com o governador Omar Aziz, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), a secretária do governo Rebecca Garcia, e representantes de diversos Movimentos de Mulheres, para tratar sobre o assunto, ocasião em que Omar confirmou que o Amazonas será o primeiro Estado brasileiro a oferecer a vacina contra o HPV de forma gratuita.

“É uma conquista importante para as mulheres e famílias do Amazonas. Pois precisamos combater o câncer de colo de útero, que tem registros cada vez mais crescentes. Precisamos mudar essa realidade”, enfatizou a parlamentar, acrescentando que é o governo que dialoga e faz a transformação social por meio dos investimentos.

Vitória compartilhada

Conceição Sampaio lembrou que, em 2012, por meio da Comissão da Mulher, a qual preside, encaminhou ao Ministério da Saúde, solicitação para que a vacina contra o HPV fosse incluída no Programa Nacional de Imunização (PNI) . “E tivemos por parte do ministro Alexandre Padilha a confirmação de que a presidente Dilma já havia autorizado um levantamento para ver os impactos no orçamento da União”, frisou.

A vitória é compartilhada com todos e todas, declarou Conceição, destacando o trabalho da primeira-dama Nejmi Aziz, da senadora Vanessa Grazziotin (PC do B), e da deputada federal (PP), hoje secretária de governo Rebecca Garcia.

“Temos certeza que todos os investimentos que se faz na prevenção resultam em mais economia para o Estado, que, no futuro, não precisará tratar de tantas mulheres vítimas do câncer. É preciso, sim, que haja o investimento”, considerou Conceição. Ela acrescenta que, de fato, agora as mulheres do Amazonas terão melhor qualidade de vida, pois o câncer de colo de útero pode ser evitado e a vacina vai prevenir meninas e livrá-las dessa doença que já vitimou tantas mulheres.

Secretaria da Mulher

“Outro pleito importante que estamos vendo se concretizar é a secretaria estadual de políticas para mulheres, que será uma secretaria executiva adjunta e estará ligada à secretaria do Governo (SEGOV). É uma importante vitória das mulheres”, adiantou Conceição.

A deputada estadual também destacou que as mulheres terão uma secretaria municipal e uma estadual, em uma demonstração clara de que, desta forma, será construída uma sociedade mais igualitária, onde de fato se tenha políticas públicas voltadas para as mulheres de forma mais sistematizada.

E fez questão de, em nome de todas as mulheres e na condição de presidente da Comissão da Mulher, agradecer ao governador Omar Azize e ao prefeito Artur Virgílio Neto pelas respostas positivas às mulheres de Manaus e do Amazonas.

“Hoje nós temos no Amazonas 38% de mulheres provedoras de lares. E precisamos lembrar que a política pública voltada para essa mulher é muito importante para que elas se mantenham trabalhando”, ressaltou a parlamentar. E agradeceu à prefeitura de Manaus por mais uma creche recentemente inaugurada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *