Amazonas será Estado com maior oferta de internet gratuita do país, afirma Omar

22/04/13 – O Amazonas será o Estado com maior oferta de internet gratuita do país. A afirmativa foi feita, nesta segunda-feira (22), pelo governador Omar Aziz, durante a reinauguração da Escola Estadual Olga Falcone, no conjunto Santos Dumont, zona Oeste de Manaus.

O governador disse, ainda, que está buscando uma forma de atender aos professores com acesso à internet dentro e fora da escola, por isso, nesta terça e quarta-feira (23 e 24 de abril), ele se reúne com as operadoras de internet que atuam no Estado, para negociar a aquisição de modems que acompanharão os tablets a serem distribuídos a professores e alunos da rede estadual de ensino.

“O tablet que vamos distribuir para professores e alunos de terceiro ano do ensino médio terá modem para acessar internet. Só estou negociando o valor mensal que teremos que pagar”, disse o governador, ao destacar que o Governo do Estado também está implantando antenas nas mais de 500 escolas da rede estadual de ensino da capital e interior, por meio do programa Amazonas Digital. “Estamos colocando internet em todas as escolas da capital e do interior, com acesso gratuito também para a comunidade do entorno. Com isso, seremos o Estado com a maior oferta de internet gratuita do Brasil”, afirmou.

De acordo com o secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares da Silva, os tablets estão em processo de aquisição, e a meta é iniciar a entrega dos equipamentos com acesso à internet até o final de maio, enquanto as antenas do Amazonas Digital já estão sendo implantadas nas escolas da capital.

No caso dos tablets, o governador pretende negociar o valor mensal dos planos de internet com as operadoras, porque não é apenas uma empresa que vai atuar. “Não adianta contratar uma empresa, porque elas atendem municípios específicos. Estamos buscando fazer uma costura em que todas possam ser parceiras nesse projeto. Se for necessário, teremos mais de uma rodada de negociação para que tenhamos preços acessíveis”, observou o secretário. Segundo ele, as escolas das comunidades do interior onde não há sinal de internet, serão atendidas pelo Amazonas Digital com sinal aberto para a comunidade.

A escola Olga Falcone – Além de completamente reformada, a escola ganhou uma quadra poliesportiva coberta, para privilegiar as atividades de educação física e recreação da comunidade escolar.

Atendendo a aproximadamente 1.139 alunos e oferecendo ensino regular na modalidade de ensino fundamental do 6º ao 9º ano, a escola Olga Falcone possui, agora, 14 salas de aulas climatizadas, laboratório de informática, sala para o desenvolvimento do projeto TV Escola, sala do projeto Jovem Cidadão, cozinha, refeitório, secretaria, sala dos professores, sala dos técnicos, banheiros e depósitos para armazenamento de materiais.

A nova quadra poliesportiva está equipada com arquibancadas, vestiários e banheiros (masculino e feminino), traves (para atividades de futsal), suporte e rede (para atividades de voleibol), tabela (para atividades de basquetebol), entre outros instrumentos esportivos.

Conforme o Departamento de Infraestrutura da Seduc, na obra completa de reforma e ampliação da escola e construção da quadra poliesportiva o Governo do Estado investiu R$ 1,3 milhão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *