“Amazonas Saúde Itinerante” atenderá em 15 municípios do Estado, no mês junho

28/05/13 – Quinze municípios do interior do Estado serão beneficiados, no mês de junho, pelas ações do Programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a programação inclui jornadas de cirurgias gerais, de cirurgias de catarata e, ainda, a oferta de consultas com especialistas.De janeiro até a terceira semana deste mês de maio, o Amazonas Saúde Itinerante já garantiu a realização, no Interior do Amazonas, de mais de 1,6 mil cirurgias de catarata e de 620 cirurgias gerais ou ginecológicas eletivas, destacou Alecrim.

As cirurgias de catarata estão programadas, no mês de junho, para ocorrer nos municípios de Anori, Autazes, Barcelos, Careiro Castanho, Coari, Itacoatiara, Iranduba, Juruá, Manacapuru, Maraã e Santa Izabel do Rio Negro.  Estes dois últimos, assim como os municípios de Japurá e Novo Aripuanã, receberão a equipe de consulta oftalmológica, atendimento que prevê o fornecimento de óculos, para os casos prescritos pelo médico.

 As cirurgias gerais e ginecológicas estão agendadas para ocorrer em Benjamin Constant, Juruá e Lábrea. Essas jornadas de procedimentos cirúrgicos também poderão incluir a oferta de consultas médicas, em especialidades a serem definidas, conforme as maiores demandas apresentadas pelos municípios.

Na quinta-feira (30), Anori e Autazes já recebem as equipes que irão cumprir uma programação de cirurgias de catarata nesses municípios. O trabalho se estenderá até o final de semana (1º e 2 de junho). Para Iranduba, de 3 a 5 de junho, o Hospital Hilda Freire também receberá uma equipe do programa para realização desse procedimento cirúrgico. Em Japurá, a programação também começa com a oferta de consultas oftalmológicas, que serão oferecidas até 5 de junho.

Para a realização das ações do programa Amazonas Saúde Itinerante, que são executadas em parceria com o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de saúde do interior, o Governo do Estado investe, anualmente, R$ 18,3 milhões, entre compra de medicamentos e transporte das equipes. “É uma determinação do governador Omar Aziz que estas ações se estendam por todas as regiões do Estado”, frisou o secretário Wilson Alecrim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *