18/04/13 – O primeiro trimestre do ano foi fechado com saldo de 2.416 empregos, no Amazonas – a diferença entre os postos de trabalho abertos e as demissões, no período. É o melhor resultado na Região norte, nos últimos meses.
O balanço foi apresentado nesta quarta-feira (17), pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e mostra uma evolução frente a igual período de 2012, quando foi registrado um saldo negativo de 1,2 mil postos de trabalho.
De acordo com o levantamento apresentado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Amazonas admitiu 53, 6 mil trabalhadores, de janeiro a março, evolução de 5,9%, em relação ao mesmo período do ano passado.
No mesmo intervalo, segundo o Caged, as demissões atingiram 51,2% mil operários celetistas, uma retração de 1,5% no número de desligamentos.
Por esses números, o Estado é destaque regional, sendo o melhor resultado na Região Norte, à frente do Pará, que detém hoje a melhor colocação, com saldo de 910 postos de trabalho, no trimestre.
Para o superintendente do Trabalho e Emprego no Amazonas, Dermilson Chagas, apesar do saldo positivo, o resultado ficou aquém da expectativa, “pois ainda há muita desconfiança dos empresários, o que freia as contratações. Além disso, o Distrito Industrial ainda não começou a contratar e a construção civil também, por causa do período de chuvas no Estado.”