Amazonas registra aumento do número de pessoas infectadas pelo HIV e pela Sífilis. Jovens são os mais atingidos

cb_camisinha1

Os números foram divulgados durante o 1º Simpósio de Infecções Sexualmente Transmissíveis e preocupam os especialistas, como o diretor presidente da Fundação Alfredo da Mata, em Manaus, Francisco Helder Cavalcante. Segundo o levantamento, o número de pessoas diagnosticadas com HIV –  o vírus que transmite a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) – e a Sífilis têm aumentado, nos últimos dois anos, na capital amazonense.

Mas, de acordo com o Dr. Helder, o que mais preocupa os especialistas é o público infectado: os jovens.

De acordo com a representante do Ministério da Saúde, Dra, Adele Benzaken, vários fatores contribuem para o aumento do número de casos de HIV e Sífilis entre a população juvenil do Estado.

O encontro, realizado nesta segunda-feira (21), serviu para definir novas estratégias e abordagens de ação com o objetivo de diminuir os índices de pessoas infectadas.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos que acometem as pessoas, e que são transmitidos principalmente por meio de contato sexual, sem proteção, com uma pessoa infectada. As DSTs também podem ser transmitidas da mãe para o bebê na gestação, parto ou amamentação.

Outros detalhes desta matéria do repórter Charles Fernandes, você acompanha no telejornal “Notícias da Hora”, que começa às 18 horas, na TV Tiradentes, na apresentação de Samara Souza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *