Amazonas recebe 103 computadores para agilizar e aprimorar atendimento em saúde

2000_noticias_Foto
Cerca de 122 mil amazonenses vão ser beneficiados com mais velocidade e qualidade no atendimento aos serviços de saúde. É que espera o Ministério da Saúde (MS), após entrega ao Estado de 103 computadores para a instalação de prontuários eletrônicos em 23 Unidades Básicas de Saúde.

De acordo com a secretária de Atenção à Saúde, Lumena Furtado, os novos equipamentos vão reunir todas as informações de acolhimento do paciente nas diferentes áreas, como pediatria e ginecologia. Isso vai possibilitar que o profissional da saúde venha a ter acesso de forma mais rápida e organizada às informações.

“Essa entrega dos computadores, é bastante importante para que a gente possa qualificar esse atendimento na rede básica, incorporando a tecnologia da informática e facilitando a comunicação da equipe e o acesso do paciente às informações sobre a sua saúde. Então, são avanços importantes para que a gente possa garantir um acompanhamento de mais qualidade das pessoas, dos cidadãos em cada Unidade Básica de Saúde”.

A médica Cléa Didier já utiliza prontuário eletrônico na Unidade Básica de Saúde em que trabalha, em Pernambuco. Ela conta o que mudou no dia a dia de trabalho.

“Antes, a gente tinha que preencher muitas fichas, agora mesmo, nesse birô estariam muitos papeis. Então isso mudou completamente. A gente pode focar mais no atendimento ao usuário e é um método muito bom, muito intuitivo. Realmente a gente consegue preencher muito bem todas as informações, então só veio realmente melhorar demais o atendimento.”

As melhorias não param por aí. Os computadores que já têm o prontuário eletrônico vão poder, também, atualizar a versão do sistema com novas ferramentas importantes, como o registro do acompanhamento do pré-natal e o odontograma onde é registrado a situação de cada dente do paciente.

A modernização do serviço faz parte do projeto de formação e melhoria da Rede de Atenção à Saúde, o QualiSUS que envolve 17 estados priorizados na distribuição dos computadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *