Amazonas pede equipamentos ao Ministério da Segurança para combate ao tráfico de drogas  

– (foto: BNC Amazonas) – O secretário da Segurança Pública, coronel Amadeu Soares, vai encaminhar, nos próximos dias, ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, um pedido de apoio para a concessão de equipamentos e novas tecnologias para o combate ao narcotráfico.

Além de lanchas blindadas, o Estado espera que o governo federal envie modernos óculos de visão noturna para as abordagens policiais nos rios amazônicos.

Na madrugada da sexta-feira (9/11), policiais da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) e da Polícia Civil interceptaram uma quadrilha altamente armada no rio Solimões, nas proximidades do município de Iranduba, na Região Metropolitana, a 27 quilômetros de Manaus.

De acordo com Amadeu Soares, os infratores atiraram na lancha policial na tentativa de fuga, mas foram alvejados. Quatro traficantes morreram e outros dois foram presos.

Na ação, foram apreendidos 500 quilos de maconha tipo ‘skunk’, um fuzil 556, uma espingarda calibre 16 e outra calibre 12, além de 151 munições de vários tipos de armas. No confronto, pelo menos duas armas foram jogadas no rio.

Amadeu Soares disse que as operações noturnas são de alto risco e, apesar de treinamentos constantes dos policiais amazonenses, é preciso de apoio financeiro do governo federal para combater o narcotráfico, que tem nos rios amazonenses um corredor de escoamento da droga que entra no Brasil pela tríplice fronteira.

O entorpecente que entra por Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), no alto Solimões, tem como destino, principalmente, estados do Nordeste e Sudeste do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *