Amazonas já registra sete mortes e 260 casos do novo coronavírus, informa FVS

Dados divulgados nesta sexta-feira confirmam 260 casos confirmados, sendo 232 em Manaus e 28 no Interior.

– (foto; Divulgação) – O Amazonas atingiu o número de 260 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (3/4), pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Até a tarde de hoje, o Estado já havia registrado sete mortes.

A sétima morte foi registrada hoje à tarde. Trata-se de um idoso de 83 anos, do município de Manacapuru, Região Metropolitana de Manaus, que estava internado em uma unidade privada da capital. A FVS informou que já houve 18 mortes notificadas por suspeita de covid-19, sendo oito descartadas e três em investigação.

Dos casos confirmados, 232 casos são de Manaus e 28 no Interior do Estado. Nove municípios já registrar pacientes com Covid-19, são eles: Parintins (3, com 1 óbito), Manacapuru (10, com 2 óbitos); Itacoatira (4); Santo Antônio do Içá (4); Anori (1); Boa do Acre (1); Novo Airão (1); Careiro da Várzea (1); e Tonantins (3).

Há 39 pessoas internadas em unidades de saúde de Manaus. Dessas, 25 estão na rede privada e 14 no Hospital Delphina Aziz. Em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), encontram-se 17 pacientes, dos quais 12 na rede privada e 5 no Hospital Delphina Aziz.

A FVS alerta sobre um possível aumento nas últimas semanas de abril e primeiras semanas de maio. “Esse aumento já está sendo registrado, uma vez que temos hoje 600 exames de pacientes aguardando os resultados. Ontem, eram cento e poucos, hoje são 600. Só coletamos essas amostras de casos suspeitos de Covid-19. Temos o vírus sendo transmitido pelas pessoas. Estamos, sim, trabalhando com uma explosão de casos nos próximos dias”, afirmou a diretora-presidente, Rosemary Pinto, acrescentando que é necessário permanecer em casa e tomando todos os cuidados necessários para evitar a propagação da doença.

Leitos Delphina Aziz

O secretário de Estado de Saúde (Susam), Rodrigo Tobias, afirmou que apesar dos cinco casos confirmados que ocupam os leitos de UTI do Hospital Delphina Aziz, há outras 40 pessoas que estão também internadas nessa categoria de leitos, por preencherem todos os critérios do Ministério da Saúde, com o quadro sugestivo de Covid-19. “Não posso fazer a remoção para outras unidades, sem a confirmação, para não correr o risco de propagar para a população”, afirmou o secretário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *