Amazonas Green Jazz Festival reúne mais de 700 pessoas no primeiro dia de shows

Mais de 700 pessoas prestigiaram a abertura do Amazonas Green Jazz Festival, que começou na última sexta-feira (22/07) com duas apresentações no Teatro Amazonas, reunindo mais de 40 artistas nacionais e internacionais, mostrando diversas vertentes do jazz. O festival segue até o dia 30 de julho.

Um dos momentos mais emocionantes foi quando a anfitriã do festival, a Amazonas Band, sob regência de Rui Carvalho, se apresentou com os solistas convidados, o trompetista americano, Ed Sarath, e o sax soprano paulista, Marcelo Coelho. Juntos, eles mostraram a composição “Rites of Passage (Ritos de Passagem)”, unindo a música com a apresentação especial do Corpo de Dança do Amazonas, que fez uma coreografia inspirada num ritual de passagem da etnia Ticuna.

“A dança foi organizada pelo coreógrafo Rui Moreira e dirigida pelo diretor do Corpo de Dança do Amazonas, Mário Nascimento, além de receber iluminação especial sob comando da expert no assunto, Fernanda Mattos. O espetáculo também marca um recomeço do festival, unindo o legado tradicional da Amazônia com a cultura Ticuna”, comentou o diretor artístico do Amazonas Green Jazz Festival, Rui Carvalho.

Ed Sarath declarou que o Amazonas Green Jazz Festival é um dos seus festivais favoritos no mundo.

“Participo de vários festivais de jazz em muitos lugares. A possibilidade de misturar estilos com o jazz é imensa. Não é muito comum, por exemplo, ter apresentação de dança em um festival de jazz. E é isso que estamos vendo hoje aqui. A composição ‘Ritos de passagem’ tem, em certo grau, sentido com as tradições indígenas. É algo espiritual, vem da prática da meditação, da reflexão sobre a música e como ela é conectada com a cultura”, disse Ed.

“A conexão espiritual indígena existe no mundo todo. E, no Brasil, isso é muito forte. Se os seus sentidos estiverem abertos para isso, você pode sentir que há algo mágico aqui”, acrescentou o artista.

Trio latino

A segunda apresentação da noite foi marcada pelo show histórico do Triumvirate, trio de jazz latino liderado pelo pianista porto-riquenho Edsel Gomez, considerado um dos principais do mundo e que emocionou o público com músicas autorais, hits latinos e ainda composições brasileiras.

Além dele, o trio é formado pelo baterista Robby Ameen, que é autor de um clássico do estudo da rítmica afro-cubana aplicada à bateria Funkyfiing the clave, e no baixo Reuben’s Brews, um dos mais importantes músicos de Latin Jazz.

Sábado

Neste sábado, 23/07, quem agita o Amazonas Green Jazz Festival é a cantora amazonense Karine Aguiar, com o seu quarteto Jungle Jazz Ensemble; e, às 21h30, será a vez do trompetista americano, Keyon Harrold e seu quinteto.

Domingo

Já no domingo, 24/07, o festival reunirá em Manaus duas referências da cena nacional: o rapper paulista Kamau e o DJ brasiliense Raffa Santoro, filho do compositor amazonense Claudio Santoro. As atrações participam do show do grupo Marcelo Coelho & Mclav.In, a partir das 19h, apresentando um experimento que une rap e jazz.

O segundo show da noite será com a Amazonas Band recebendo o trompetista, compositor e arranjador norte-americano Daniel Barry, além do multi-instrumentista e compositor brasileiro radicado nos Estados Unidos, Felipe Salles. 

Mais informações

Além dos shows no Teatro Amazonas, o festival também está oferecendo palestras e workshops gratuitos com os artistas nacionais e internacionais. A programação completa está disponível no site: www.amazonasgreenjazzfestival.com.br.

O Amazonas Green Jazz Festival tem patrocínio master do Instituto Cultura Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, apoio da Embaixada dos Estados Unidos, e o hotel oficial é o Juma Ópera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *