Amazonas: Fundação de Vigilância em Saúde aponta redução de 44% nos casos de malária

O Amazonas apresentou a redução  de 44% no número de casos de malária no período de janeiro a agosto desse ano. A informação é da Fundação de Vigilância em Saúde, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam). De acordo com os dados, em 2016 foram notificados no estado 33.511 casos contra os 59.779 casos registrados no mesmo período de 2015.

Para o diretor-presidente da FVS,  Bernardino Albuquerque, o Amazonas tem ampliado a redução de números de casos de malária,  resultado positivo ao reforço das medidas tomadas pelo Governo do Amazonas  para combater essa doença, principalmente, junto à população do interior nas comunidades rurais iniciado antes da sazonalidade da doença.

De acordo com o gerente de Doenças Transmitidas por Vetores (GDTV-FVS), Elder Figueira, a diminuição dos casos de malária deve-se a descentralização das ações de prevenção e controle da doença. “É fundamental o envolvimento dos diversos atores do processo desde gestores, agentes de saúde e entidades parceiras. Dessa forma foi possível contribuir com a diminuição desse quadro no Estado”, comentou.

 

SOBRE A MALÁRIA

A malária tem diagnóstico rápido, tratamento é eficaz, simples, gratuito e cura. A prevenção é possível com  algumas medidas de proteção individual contra picadas de insetos, como por exemplo, o uso de mosquiteiro impregnado com inseticida; de telas nas portas e janelas; de repelente e, ainda, evitar locais de banho em horários de maior atividade do mosquito – de final da tarde e o amanhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *