Amazonas registrou 81 mil casos de malária em 2017, afirma Ministério da Saúde

Em 2017, foram notificados mais de 190 mil casos de malária no Brasil. Destes, mais de 81 mil casos da doença foram registrados no Amazonas. Porém, de acordo com o Ministério da Saúde, o número de pessoas infectadas tem diminuído no país, devido aos “esforços” do Ministério da Saúde, que tem atuado na prevenção e controle da doença.

Para alertar a população sobre a importância da prevenção e incentivar o tratamento, o Governo Federal aproveitou a data que marcou o Dia Mundial da Malária, na última quarta-feira (25), para lançar uma campanha com o slogan “Faça o Tratamento até o fim. Sem a doença, você vive muito melhor”.

Segundo o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, nos últimos anos, as ações estratégicas para combater a doença foram responsáveis pela redução de casos.

“O Ministério da Saúde sempre trabalhou muito nas questões de combate ao vetor, no fornecimento de inseticidas. E no caso de pacientes nós fornecemos também os medicamentos, a parte diagnóstica, fazemos os treinamentos, distribuímos testes rápidos para que a gente possa ter epidemiológicamente, os dados melhores em relação à malária. Então nós obtivemos nos últimos 10 anos, uma diminuição de 57% no caso da malária”.

Neste ano, está previsto o envio de 130 mil testes rápidos para detectar a malária. Além disso, será realizada a compra de mosquiteiros impregnados com inseticidas de longa duração, que serão distribuídos com base nas necessidades de cada estado e município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *